Bruno Bartholini e Divulgação

PORTO MARAVILHA: Roda Gigante abre ao público em novembro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Ao lado do AquaRio, na Orla Conde, a estrutura metálica branca de suporte da Rio Star já ganha o céu para quem passa pela Via Binário do Porto. A Roda Gigante de 90 metros, mesma altura do edifício Aqwa a poucos metros, ficará pronta em outubro. Após um mês em testes, prevê início de operação para novembro. Serão 54 gôndolas climatizadas com capacidade para transportar até oito pessoas cada.

Em meio a gritos em mandarim, desde a última sexta-feira (24/05) 80 homens trabalham na montagem das peças que vieram da China. O técnico da fabricante acompanha o processo no local. A empresa chinesa já produziu mais de 200 rodas gigantes pelo mundo. O funcionário trabalha acompanhado de um tradutor: “Devagar! Mais para a direita. Devagar… isso”. Agitado, movimenta-se de um lado para o outro procurando o melhor ângulo para, do chão, checar se os trabalhadores suspensos aparafusam corretamente uma peça. Parafusos não faltam: cinco toneladas, o equivalente ao peso de duas caminhonetes.

A estrutura completa pesa 600 toneladas e será equipada com luzes LED para iluminação noturna. Presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Antonio Carlos Mendes Barbosa aposta que a nova atração, perto do AquaRio, levará mais pessoas  para esta área da Orla Conde. “O que nós queremos é descentralizar os atrativos aqui na região. Temos uma área de cinco milhões de m² e precisamos ocupá-la. A Praça Mauá já é um sucesso. Isso é inegável. E eu tenho certeza que a Rio Star também será”, projeta.

Sócio da JL Montagens Industriais, contratada para instalar o equipamento, Leonardo Ignacio conta que dos 80 funcionários que trabalham no canteiro, 10% são moradores da Região Portuária. De acordo com Ronaldo Costa Beber, diretor da Rio Star, em operação a roda deverá receber até 20 mil visitantes por dia. Os ingressos não deverão ultrapassar o valor de R$ 50, segundo ele. A abertura da roda gigante deverá gerar aproximadamente 70 empregos diretos.

Crédito da foto: Bruno Bartholini e Divulgação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

1 comentário
  1. Nelyan py eyer Diz

    Eu vi ela de perto! é gigantesca!mas não andaria,pois além do ingresso estar fora do orçamento do carioca,morro de medo de altura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.