A atividade irá levar dezenas de pessoas da comunidade negra para irem ao cinema assistir ao documentário de longa-metragem “O Caso do Homem Errado”, que entrou em circuito comercial na última quinta-feira (22), no CineBancários, no Centro Histórico de Porto Alegre. O “Rolezinho acontece nessa terça-feira (27), às 19h.

Segundo as organizadoras, Luciana Dorneles e Kenia Aquino, as mesmas que organizaram o rolezinho no cinema para ir assistir ao filme Pantera Negra em fevereiro, acreditam que proporcionar esses rolês entre os negros para assistir a filmes que tenham relação com a negritude fortalece cada vez mais o indivíduo. “Quando fizemos o primeiro evento, pra assistir ao Pantera Negra, nos sentimos em casa. Desde as piadas do filme, as cenas tristes, tudo que sentimos foi no coletivo. A representatividade disso é imensurável. Estamos sempre passando por cenas no dia a dia que nos machucam enquanto cidadãos negros, e nesses momentos de lazer e político assistir filmes que nos retratam que falam de nós todos é maravilhoso”, afirma Kenia Aquino. Na mesma linha de pensamento Luciana Dornelles completa, “Embora a proposta do documentário ‘O Caso do Homem Errado’ seja diferente da proposta do Pantera Negra, vamos novamente nos reunir com os nossos sem precisar explicar o óbvio do nosso dia a dia. As conversas e bate papo que rolam depois são muito construtivas e trazem uma reflexão para a vida. Poder proporcionar esses rolês é poder trazer esses debates saudáveis para a negritude”.

O filme aborda a questão do genocídio da população negra e conta um caso específico que ocorreu nos anos 1980 em Porto Alegre quando o operário negro Júlio César foi executado pela Brigada Militar ao ser confundido com um assaltante. De acordo com a a diretora do filme, Camila de Moraes, uma das proposta do trabalho é poder ampliar o debate sobre a questão do racismo que mata a população negra todos os dias.

“O Caso do Homem Errado” teve a sua estreia nacional no ano passado (2017) no 45º Festival de Cinema de Gramado e ganhou o prêmio de melhor longa-metragem no 9º Festival Internacional de Cine Latino, Uruguayo y Brasileiro, em Punta del Este. O circuito comercial em Porto Alegre permanece até o dia 04 de abril, no CineBancários.

Serviço
O Quê: Rolezinho no cinema para assistir ao documentário “O Caso do Homem Errado”
Quando/Horário: 27.03.2018, às 19h
Local: CineBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)
Valor do Ingresso: R$12,00 (inteira) / R$6,00 (meia)
Classificação: 10 anos
Capacidade do Cinema: 81 lugares

Ficha Técnica
Produtora: Praça de Filmes
Diretora: Camila de Moraes
Roteiro: Camila de Moraes, Mariani Ferreira e Maurício Borges de Medeiros
Produção Executiva: Camila de Moraes e Mariani Ferreira
Elenco: (Depoentes) Juçara Pinto, Paulo Ricardo de Moraes, Ronaldo Bernardi, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, João Carlos Rodrigues, Jair Kirschke, Edilson Nabarro, Renato Dornelles, Paulo Antônio Costa Corrêa, Waldemar Moura Lima, Vera Daisy Barcellos, Romeu Karnikowski, Aline Gerber
Direção de Fotografia: Maurício Borges de Medeiros
Trilha Sonora: Rick Carvalho
Montagem: Maurício Borges de Medeiros
Desenho de Som: Guilherme Cássio dos Santos

Fonte: InterAGIR Cultural