A previsão de tempo firme para o fim de semana deve movimentar a cidade no feriado prolongado de Sexta-feira da Paixão (30.03). Para quem não quiser passar a folga apenas comendo chocolate em casa, Petrópolis vai estar com os atrativos turísticos de portas abertas para receber visitantes e moradores, assim como as igrejas, que prepararam uma programação especial para a Semana Santa. Concertos do Coral Municipal, dos Canarinhos de Petrópolis e das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis também estão entre as opções para o feriado. Além dos parques e cachoeiras para os que preferem aproveitar o período de descanso ao ar livre.

“A cidade está preparada para receber os turistas, com os nossos atrativos abertos e restaurantes com cardápios especiais para a Páscoa. Esperamos que o movimento seja grande durante o feriado da Semana Santa, já que tradicionalmente ele é a escolha de muitos visitantes cariocas e mineiros, por exemplo, que gostam de passar a Páscoa na Região Serrana”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Atrativos turísticos e parques do município estarão de portas abertas durante a Semana Santa. O Museu Imperial, um dos mais visitados de Petrópolis, vai funcionar normalmente. A bilheteria do palácio de verão de D. Pedro II funciona de 10 às 17h, sendo que a visitação começa às 10h30 e termina às 18h. O Sarau Imperial também acontece normalmente de quinta-feira à sábado, assim como o Som & Luz. Outro atrativo movimentado na cidade é o Museu Casa de Santos Dumont, que vai funcionar durante todo feriadão, de 9 às 17h (bilheteria), com visitação até 17h30. Assim como o Museu Casa do Colono, que abre de 8h30 às 16h. O Palácio de Cristal, que tem entrada gratuita, vai estar de portas abertas nos dias 29, 30 e 31 de março, de 9 às 21h, e no dia 1° de abril de 9 às 18h. Dentro do Palácio acontece uma exposição de artesanato.

Quem preferir os parques pode contar com o Parque Municipal em Itaipava, que também fica aberto durante todo o feriado, de 7 às 18h. Ele possui quadras de esporte, ciclovia, aluguel de bicicletas, pista para caminhada, área para piquenique, lanchonete e picadeiro de areia. No Centro Histórico, o Parque Natural Municipal Padre Quinha (Parque da Ipiranga), também funciona todos os dias, de 7 às 17h. E para os que gostam de uma aventura maior, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos abre diariamente, de 8h às 17h.

Casa da Ipiranga, Casa Stefan Zweig, La Grande Vallée (casa por onde passou o autor de “O Pequeno Príncipe”), Palácio Amarelo, Palácio Rio Negro, Palácio Quitandinha, além dos circuitos cervejeiros também estão entre os atrativos para o feriadão.

Nos polos de compras da cidade, a Rua Teresa vai funcionar na quinta e no sábado, de 9 às 18h. E na sexta e no domingo é facultativo. No polo de modas do Bingen, as lojas abrem na quinta e no sábado de 9 às 17h e fecham nos outros dias. Já a Feirinha de Itaipava fica aberta durante todo o feriadão, de 10 às 19h. No Centro Histórico, mercados funcionam normalmente e as lojas fecham nos feriados. Em Itaipava, os shoppings estarão de portas abertas durante todo o fim de semana. No Vilarejo haverá oficina de pintura de ovinhos, no sábado, de 14 às 17h. O Hortomercado Municipal também abre durante o feriadão.

Celebrações e concertos especiais
As celebrações religiosas também devem atrair turistas e petropolitanos para nossas igrejas durante a Semana Santa. Nesta quarta-feira (28.03), às 20h, haverá a Procissão do Encontro. Um grupo sai da Igreja do Rosário levando a imagem de Nossa Senhora das Dores e outro sai da Catedral São Pedro de Alcântara com a imagem do Senhor dos Passos. O encontro se dá na praça D. Pedro, onde será feito o sermão do encontro. Na Catedral, missas especiais acontecerão também na quinta (29.03), com Santa Missa do Crisma (Santos Óleos), às 9h, e Santa Missa, 19h30. Já na Sexta-feira da Paixão haverá vigília diante do Santíssimo Sacramento (Salão Paroquial) e uma série de programações durante todo o dia, com celebração da Paixão do Senhor às 15h, procissão às 16h30 e descendimento da Cruz e procissão do Senhor morto às 17h. No sábado (31.03), seguindo antiga tradição, a Igreja celebra uma Vigília em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, às 19h30. No domingo de Páscoa haverá santa missa às 9h30, às 11h30 e às 18h30.

Já na Igreja Sagrado Coração de Jesus, haverá missa na quarta-feira às 7h e Via Sacra às 18h, com Penitência às 19h30. No dia seguinte a programação conta com a missa, conhecida como LavaPés, às 19h30, com a presença dos Canarinhos de Petrópolis. Já o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis participará, às 15h, da celebração da Sexta-feira Santa. No sábado haverá Ofício das Laudes às 7h e Vigília Pascal às 20h. O domingo de Páscoa, às 10h, contará novamente com a presença dos Canarinhos de Petrópolis. Mas as missas acontecem também às 7h, 8h30, 18h e 19h30.

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário, também haverá missas a partir desta quarta-feira, às 10h e às 14h. No dia seguinte será a vez do Lava Pés, às 19h30. No feriado, às 15h tem Celebração da Paixão do Senhor. No sábado é a vez da Celebração Solene da Páscoa, às 19h30. E no domingo terá missa às 7h, 9h, 11h e 18h30.

A Igreja Luterana de Petrópolis recebe, no feriado de Sexta-feira da Paixão, a partir de 19h, um concerto especial do Coral Municipal de Petrópolis. No repertório, os 24 cantores sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt prometem emocionar o público com composições próprias da Semana Santa.

O Trono de Fátima abre na quinta-feira e no sábado, de 9 às 18h, e fecha na sexta e no domingo de Páscoa.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Divulgação / Ascom Turispetro