Os policiais civis aposentados poderão fazer parte do Serviço Voluntário de Interesse Policial (Servip). A determinação é do projeto de lei 3.766/18, da deputada Martha Rocha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta quarta-feira (05/06), em primeira discussão.
Os policiais aposentados poderão fazer trabalhos técnico-administrativos como atendimento ao público, condução de viaturas policiais, lavratura de Registro de Ocorrência e preenchimento de formulários. Será realizado processo seletivo para a contratação de policiais para o Servip. As regras do processo deverão ser publicadas em Diário Oficial e públicas no site da Polícia Civil.
O contrato de prestação de serviços será de dois anos, podendo ser prorrogado por iguais períodos, a critério da Polícia Civil. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 2.500,00, além de auxílio transporte, férias remuneradas e abono natalino. O pagamento da ajuda de custo mensal não terá desconto previdenciário.
Fonte: Alerj