A Polícia Civil inaugurou, nesta quinta-feira (13), a Sala Violeta na 11ª DP (Rocinha). Trata-se de um espaço de acolhimento e incentivo para denúncias de mulheres contra os agressores. A iniciativa é parte do Programa Inclusão Rocinha, criado em março deste ano, com o objetivo de atender vítimas de violência doméstica e combater este tipo de crime naquela comunidade.
A Sala Violeta terá um atendimento especializado e realizado por uma policial mulher. O espaço conta, ainda, com uma brinquedoteca, onde filhos de vítimas também possam ser acolhidos.
– Nosso objetivo é o acolhimento àquela pessoa que está em vulnerabilidade. A mulher precisa se sentir acolhida, segura e confortável, e não revitimizada. Por isso, é tão importante esse local com atendimento especializado e que também disponibiliza um ambiente para crianças que acompanham as vítimas – destacou a titular da 11ª DP, delegada Flávia Monteiro
Uma outra ferramenta disponibilizada pelo programa Inclusão Rocinha é um grupo em aplicativo de mensagens instantâneas. Fazem parte dele policiais civis da 11ª DP, policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região e da Patrulha Maria da Penha, profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da comunidade, integrantes do Conselho Tutelar e membros da Associação de Moradores. O objetivo é ter acesso aos serviços prestados em tempo real às necessidades.
Desde a implantação do programa, não foram mais registrados feminicídios na Rocinha. Em janeiro deste ano, a comunidade registrou quatro mulheres vítimas fatais de seus agressores, em um intervalo de 12 dias.
Comentários estão fechados.