Uma denúncia de crime ambiental feita ao Linha Verde (0300 253 1177) levou policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos a constatarem neste sábado (15), corte de talude e extração mineral em Petrópolis, na Região Serrana.

Segundo os agentes da 5ª UPAm, a denúncia os levou até a Rua Santa Catarina, no Quitandinha, onde no local havia um caminhão, possivelmente utilizado para transportar substâncias minerais, em uma área com aproximadamente 200m² contendo vestígios de crime ambiental, próximo a uma encosta. Como não havia nenhum responsável pela atividade, os policiais questionaram os vizinhos sobre quem teria realizado a extração de barro e o corte de talude, mas os mesmos informaram não saber. Diante do ocorrido, os policiais se dirigiram à 105ª DP (Retiro), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais.

Vale ressaltar que em Petrópolis e em toda a Região Serrana, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda através do APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre mantendo a garantia do anonimato.
Linha Verde, o Disque Denúncia do Meio Ambiente.

Fonte: Disque Denúncia RJ - DDRio