Os moradores de Belo Horizonte devem ter atenção na tarde desta terça-feira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um novo alerta para a possibilidade de chuva (30 a 50 mm) acompanhada de granizo, principalmente nas regionais Norte e Nordeste.

“A atmosfera encontra-se instável e não descarta-se a possibilidade de queda de granizo localizado e de curtíssima duração no decorrer destas três horas no Barreiro, Oeste, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Norte”, afirmou o órgão. As pancadas de chuva devem cair acompanhadas de ventos fortes, com raios e rajadas de vento (em torno de 50 km/h).

O alerta preventivo é válido até às 8h de quarta. Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, do 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), a zona de convergência do Atlântico Sul que está atuando no Brasil ainda deve provocar temporais até sexta-feira. “Há previsão de chuva para BH e cidades da região metropolitana. A partir de terça-feira podemos ter temporais fortes”, disse o especialista.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva, pois o nível pode se alterar rapidamente podendo acarretar transbordamentos. Ela ainda adverte para as pessoas não se abrigarem ou estacionarem debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar graves acidentes.

EM