Atendimento será aberto ao público na quarta-feira (16.01)

Uma estrutura especial está sendo montada pela Secretaria de Fazenda no Centro de Cultura Raul de Leoni para atender aos contribuintes que quiserem retirar presencialmente a segunda via para o pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU 2019. Serão seis guichês com equipes para receber os contribuintes. O espaço abre as portas na quarta-feira (16.01) –  cinco dias antes do primeiro vencimento da cota única, que permite um desconto de 9% no valor do imposto de quem efetuar o pagamento em parcela única até o dia 21 de janeiro. O segundo vencimento da cota única é em 20 de fevereiro e o terceiro vencimento em 20 de março.

“Embora hoje com a tecnologia  tenhamos a opção de emissão do boleto pela internet, sabemos que muitas pessoas ainda preferem fazer a retirada do boleto para pagamento presencialmente. Por isso, para facilitar o acesso aos contribuintes, desde o primeiro ano de governo montamos esta estrutura especial no Centro de Cultura e direcionamos um maior número de servidores para este serviço. A intenção é dar mais conforto ao contribuinte e agilizar o atendimento”,  afirma a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento.

A arrecadação de IPTU – a segunda maior do município – é fundamental para    custear serviços em áreas importantes como saúde, com medicamento nas unidades; educação, melhorando a qualidade da merenda dos alunos e infraestrutura, com pavimentação de ruas, melhorias na sinalização e limpeza urbana.

“É muito importante que aqueles que puderem, façam o pagamento do IPTU em cota única. Pois este recurso é fundamental para que a prefeitura possa manter e até mesmo melhorar a qualidade de serviço em todas as áreas, em especial na Educação e na Saúde, mas também nos demais serviços, como a pavimentação de vias, sinalização e limpeza urbana também”, completa a titular da Fazenda.

No espaço que funcionará em uma sala no andar térreo do Centro de Cultura, contribuintes poderão retirar não só o boleto para pagamento do IPTU 2019, mas também boletos referentes ao exercício de 2018. No local será possível ao contribuinte também atualizar o cadastro de endereço.

Para facilitar o acesso, além da estrutura de atendimento presencial, o contribuinte tem ainda a opção de retirar o boleto para pagamento pela internet. Para tanto basta que o interessado acesse o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clique no banner “IPTU 2019”. Ali, ele informa o número de inscrição do imóvel e consegue gerar o boleto para impressão.

“A Secretaria de Fazenda vem buscando todas as formas para facilitar a vida do contribuinte, seja oferecendo um atendimento pessoal diferenciado, de forma mais ágil, para aqueles que optam pelo atendimento presencial, seja oferecendo recursos para que o contribuinte possa, de casa, do trabalho, ou de onde quiser, consiga acessar e imprimir o boleto para pagamento”, afirma Elaine Nascimento. 

Em Petrópolis 116.051 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda, sendo 22.908 terrenos e outros93.143 imóveis com área construída.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis