Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Petrópolis

Planos de evacuação em situação de risco iminente passam a ser obrigatórios em Petrópolis

O plano deverá conter os procedimentos específicos para a evacuação de clientes, com prioridade para crianças, pessoas com deficiência e idosos.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na sessão da última quinta-feira (03), em segunda discussão, o projeto de lei do Vereador Eduardo do Blog (REP) que tornam obrigatórios planos de evacuação em situação de risco iminente ou já instalado em mercados, lojas de departamento e similares em Petrópolis. O plano deverá conter os procedimentos específicos para a evacuação de clientes, com prioridade para crianças, pessoas com deficiência e idosos.

Além disso, o documento deverá indicar um funcionário responsável pela revisão, atualização, divulgação e treinamento das ações na situação de emergência, o papel de cada pessoa presente quando soar o alarme, a planta do local, com o detalhamento de portas e janelas, localização de extintores de incêndio, rotas de fuga e saídas de emergência.

Para a construção do Plano de Evacuação, deverão ser avaliados o local, considerando as características físicas do imóvel, os sistemas de emergências disponíveis e as providências a serem seguidas pelos funcionários e clientes em situações de risco. Deverá haver um treinamento no início de cada semestre com, pelo menos, uma simulação por ano.

“O Corpo de Bombeiros poderá ser acionado para trabalhar em cooperação e orientação quanto ao desenvolvimento de uma mentalidade de prevenção e reação contra incêndio, desastres naturais, bem como outras situações de risco”, explica Eduardo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.