Foto: Reprodução / Internet

Plano de desenvolvimento da Região Metropolitana terá Petrópolis inclusa no projeto

O anúncio foi feito durante cerimônia nesta quinta-feira (29).
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Por Gabriel Barbosa

Foi aprovada nesta quinta-feira (29) pelo Governador do estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), em cerimônia realizada no Palácio da Guanabara, na Capital Fluminense, a inclusão da cidade de Petrópolis, localizada na Região Serrana do estado, no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e em outros cinco novos projetos de desenvolvimento regional.

“Nossa gestão acredita muito no Instituto Rio Metrópole (IRM) como forma de desenvolvimento do Rio de Janeiro por inteiro, não só da Região Metropolitana. Por diversas vezes tratamos assuntos aqui que acabam atingindo o estado todo, mostrando como esse instituto tem tudo para fazer a diferença na vida das pessoas. Quando se tem essa capacidade de planejar, de fazer os estudos e dar tecnicidade aos nossos sonhos, com certeza se evolui como gestão e sociedade”, declarou o governador.

Com o município sendo contemplado no Plano Estratégico, Petrópolis será modelada da mesma maneira que as cidades da Região Metropolitana, nos quesitos de reconfiguração espacial, saneamento, resiliência ambiental, habitação, equipamentos sociais, mobilidade, valorização do patrimônio ambiental, construído e cultural, e expansão econômica e gestão pública.

Ainda durante a cerimônia, houve boa aceitação do conselho deliberativo em relação aos novos estudos recém anunciados. O conselho é presidido por Cláudio Castro, que ainda conta com 22 prefeitos de municípios metropolitanos e membros pertencentes à sociedade civil.

“Ninguém consegue fazer um hospital, uma ponte ou qualquer tipo de atividade sem ser com um projeto. Queremos nos colocar à disposição para poder ajudar o desenvolvimento da Região Metropolitana e dos municípios”, disse Davi Perini Vermelho, presidente do IRM.

Para o Secretário de Governo Bernardo Rossi, a cidade só tem a ganhar com esta inclusão: “Petrópolis ganha com a inclusão no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O PEDUI trata de questões importantíssimas para a estrutura e desenvolvimento das cidades como saneamento, habitação, mobilidade, resiliência ambiental, valorização do patrimônio ambiental e cultural, expansão econômica, entre outros temas. Isso mostra o cuidado que o governo do Estado – que o governador Cláudio Castro – tem com Petrópolis; com o desenvolvimento da nossa cidade” – secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.