Nesta sexta-feira, 28 de setembro, o município de Piraí, na Região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro, ganha uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. A solenidade, marcada para iniciar às 17h, contará com a presença do governador, Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriell Neves, e do presidente da Faetec, Miguel Badenes.

Foram investidos cerca de R$ 4,5 milhões na construção da unidade, que, por ano, deve formar aproximadamente 2.000 profissionais nos segmentos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Construção Civil, Informática, Produção e Distribuição de Energia. Os alunos serão preparados para atuar nos principais setores da região, alavancando a economia local, com potencial de crescimento econômico.

  • O ensino técnico de qualidade é fundamental para formar profissionais mais preparados para o mercado de trabalho, o que ajuda a impulsionar o desenvolvimento. Por isso, a abertura dessa unidade da FAETEC em Piraí, tem grande importância para a região nesse momento de retomada econômica do estado  – destaca o governador.

No espaço de 1.180 m², a escola foi construída em estrutura modular, dividida salas de aula e laboratórios, sendo de informática, hidráulica, elétrica e barman, além de sala de reunião, padaria, cozinha, auditório multimídia e praça da ciência.

  •  A FAETEC Piraí promoverá educação profissional para vários perfis, em sintonia com as novas tecnologias, formando cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e possibilitando a inadiável qualificação de milhares de fluminenses – ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gabriel Neves.

A FAETEC Piraí oferecerá os seguintes cursos de qualificação profissional: Cozinheiro, Auxiliar de Cozinha, Bartender, Padeiro, Confeiteiro, Salgadeiro, Operador de Computador c/ Ambiente Windows, Operador de Computador c/ Ambiente Linux, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Assistente de Operações Logísticas, Eletricista Predial, Encanador e Instalador Técnico, além de oferecer aulas de Inglês e Espanhol.

  • Atenta ao desenvolvimento econômico da região, a Faetec visa qualificar a população para que atendam às funções abertas pelas empresas instaladas na cidade e preencham os requisitos do mercado de trabalho. Com a entrega da unidade, estaremos oportunizando o exercício da cidadania e novas possibilidades de geração de emprego e de renda para Piraí e municípios vizinhos – explica o presidente da Faetec, Miguel Badenes.

A unidade inicia suas atividades já no próximo mês, em outubro. Já estão abertas 80 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos de Excel Avançado, Informática c/ Ambiente Windows I e Informática c/ Ambiente Windows II. As inscrições poderão ser feitas pelo site (www.faetec.rj.gov.br), e a seleção é por meio de sorteio eletrônico. A escola fica localizada na Rua Roberto da Silveira nº 53, no Centro de Piraí.

Por: Gabriel Malheiros