Petrópolis vai ganhar mais duas academias ao ar livre, que serão implantadas em Nogueira e Secretário. Além disso, a quadra da Posse vai ser reformada, com a construção de cobertura. Todas essas instalações em equipamentos esportivos serão feitas com ajuda de emendas ao orçamento da União.

“As emendas que Petrópolis tem buscado e conquistado são fundamentais para a recuperação do município. São investimentos muito importantes e que nunca houve nesse volume na área esportiva. Quando se fala em esporte, também se fala em qualidade de vida e é isso que a prefeitura busca oferecer para a população”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

As duas Academias Ao Ar Livre terão equipamentos de medição de gordura corporal, balanças, equipamentos de estimulação de braços e pernas, como simulador de caminhada e para fortalecimento e alongamento muscular. Elas vão ficar nas praças dos dois bairros.

A cidade tem Academias em locais como Retiro, Mosela, Parque Municipal de Itaipava, Praça de Cascatinha, Parque Cremerie, entre outros. Depois da instalação dos novos equipamentos, a população terá acompanhamento para que a atividade física seja realizada sob orientação profissional.

“A prefeitura trabalho no sentido de proporcionar para a população espaços para a prática esportiva, principalmente dentro das próprias comunidades. Essa é a grande importância das novas academias, poder oferecer atividades físicas para os moradores e contribuir para que, sobretudo a população idosa, cuide da saúde”, avalia o superintendente de Esporte e Lazer, Hingo Hammes.

Quadra da Posse será reformada

A quadra da Posse que será reformada fica ao lado do Centro de Esportes Unificados (CEU). O local vai ganhar cobertura sistema de drenagem e captação de águas pluviais, calçamento e jardinagem na área externa, com instalação de bancos e brinquedos para criar uma área de lazer. A quadra terá grama sintética, arquibancada de alvenaria, gradil de proteção entre a área de jogo e a torcida, alambrado com portão. A cobertura será feita em telhas de alumínio.

“A cidade conta com quase 50 quadras comunitárias e várias delas serão reformadas, todas com a ajuda do governo federal. Com melhorias como reformas de piso, vestiário, troca de telas até a construção de coberturas, como nesse caso na quadra da Posse, os moradores os moradores terão ainda mais possibilidade de uso, de fazer jogos e campeonatos”, destaca Hingo Hammes.

Ambas as licitações já estão marcadas. As empresas interessadas em implantar as Academias Ao Ar Livre vão apresentar propostas na terça-feira (29.05). O teto máximo é de R$ 199 mil, valor que cairá com a participação de várias empresas. Os recursos foram destinados pelo deputado federal Marco Cabral.

Já a reforma da quadra da Posse será feita com recursos de R$ 607 mil vindos de uma emenda em 2016 do deputado federal Hugo Leal que está sendo executada pelo governo municipal. A concorrência acontece na quarta-feira (30.05).

O esporte de Petrópolis avança desde o início do governo. A prefeitura criou no ano passado o Agita Petrópolis, que atende mais de mil pessoas de forma gratuita em 11 bairros da cidade, oferecendo aulas de ginástica e alongamento, dança e artesanato para a população. O objetivo do programa é combater o sedentarismo. O governo municipal também investiu nos jogos estudantis: foram 64 escolas e 3.321 alunos envolvidos em oito modalidades, números que mostram o sucesso dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (JEUPs) e dos Jogos Estudantis Municipais (JEMs). Esse ano, o município inaugurou o primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do estado do Rio de Janeiro. O equipamento fica no Caxambu e teve obras retomadas em 2017 e foi entregue à comunidade em março.