Anderson Maverick / PMP

Petrópolis vai abrir oficialmente a temporada de montanhismo com grande evento no Palácio Rio Negro

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Petrópolis terá oficialmente a sua ATM – Abertura de Temporada de Montanha – no próximo mês. Nos dias 04 e 05 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente e diversas instituições ligadas ao setor promovem um grande evento nos jardins do Palácio Rio Negro com o objetivo de conscientizar petropolitanos e turistas sobre a proteção do patrimônio histórico-natural da cidade. Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano no período de maio a setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município.

O evento, que é promovido pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, junto com a Turispetro e a Secretaria de Educação, em parceria com o CEP, Centro Excursionista de Petrópolis, vai contar com atividades para toda família, como arena de esportes de montanha, com muro de escalada; workshop de nós e amarrações; exposição de barracas; entre diversas outras. Todo o evento é gratuito.

“Petrópolis tem um potencial enorme para as atividades voltadas para a natureza. Recebemos milhares de visitantes por ano para trilhas, esportes radicais ou até pra contemplação da natureza. E é muito importante divulgarmos cada vez mais esse circuito na cidade, mas é fundamental também essa conscientização, que a gente fale e discuta sempre sobre a preservação do nosso patrimônio natural”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “O circuito ecológico é um dos principais da cidade e vem crescendo a cada ano. Nossas montanhas atraem turistas de todo país e até de fora”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

O evento abre a temporada de esportes da natureza em montanhas e terá como tema a Educação Ambiental.  Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico. As mais de 200 trilhas catalogadas contam com níveis fáceis e outras mais exigentes, difíceis.

“O fato é que a ATM coincide com o período de menos chuva na região, ou seja, mais seco; logo precisamos ficar mais atentos, ter maiores cuidados com as montanhas que nos cercam. Neste contexto, a Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Turispetro, Ibram, Museu da República, Iphan, Defesa Civil e o Cep realizaram uma super parceria para comemorar e sensibilizar toda população de Petrópolis e aos nossos visitantes sobre a importância deste importante Patrimônio Natural que é de pertencimento de todos”, explica o Secretário de Meio Ambiente, Renato Couto de Carvalho.

Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs – Unidades de Conservação. “E esse é o período que ocorrem muitas queimadas e crimes ambientais, na sua grande maioria, provocada pelo homem. No evento, a intenção é sensibilizar a comunidade para que as pessoas tenham responsabilidade sócio-ambiental”, afirma o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Anderson Maverick / PMP

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.