Inspirada na tradicional festa de Munique, na Alemanha, Petrópolis vai reviver a cultura alemã com a segunda edição da Oktoberfest Imperial, que acontece em setembro, no Parque Municipal, em Itaipava. Com entrada gratuita, o evento vai reunir boa cerveja – incluindo as artesanais, programação cultural com shows e performances artísticas, food trucks e culinária alemã, além de jogos vikings e recreação infantil. O público vai poder contar com a festa durante o feriadão da Independência, de 6 a 9 de setembro, e também no fim de semana seguinte, do dia 14 ao 16.

O evento é realizado pela Cool Produções e Feira Deguste com o apoio da prefeitura, através da Turispetro. Entre os destaques está a Vila Germânica, que terá a Fonte Cervejeira, com cerveja no lugar de água, e as cervejarias artesanais. O espaço, que terá 2.800 metros quadrados, ainda vai reunir a Praça Central; o Pavilhão Munique com a programação musical; e a Arena Viking, que vai garantir a diversão com atividades físicas e degustação de cerveja; além do espaço kids, com brinquedos radicais. Os food trucks terão gastronomia variada, como hambúrguer, pizza e batata frita, mas como boa festa alemã, a culinária germânica também estará presente.

“A primeira edição da festa foi um sucesso no ano passado, mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento. Esperamos superar o sucesso este ano, com a ampliação do evento e novidades na programação”, destaca Rodrigo Duarte, um dos organizadores da Oktoberfest Imperial.

Tendo a cerveja como uma das peças fundamentais do evento, assim como a Oktoberfest de Munique, Petrópolis tem mostrado o porquê de ter se tornado a Capital Estadual da Cerveja. Os circuitos cervejeiros da cidade vêm conquistando não só os próprios petropolitanos, como também os turistas. “Temos procurado, desde o início da gestão, apoiar a iniciativa privada nos eventos que têm como objetivo aquecer a economia e movimentar o turismo. A Oktoberfest é uma festa que mostrou que veio pra ficar, levando atrações para toda a família para o parque”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.