Petrópolis se prepara para receber mais dois ecopontos de coleta seletiva no início de 2018. O trabalho terá os mesmos moldes do ecoponto do Parque Municipal de Itaipava e ficarão na Praça Oswaldo Cruz, na Montecaseros, e um posto de gasolina no Bingen. A estrutura será montada pela Enel Distribuição Rio e dará descontos na conta de luz – que serão calculados por funcionários da Comdep.

Dessa forma, a cidade passará a contar com quatro locais para entrega de materiais recicláveis. O primeiro ecoponto da cidade é o da Mosela.

“É um serviço que funciona muito bem em Petrópolis e que foi expandido em 2017. A parceria beneficia duplamente os petropolitanos, tanto com o desconto na conta de luz quanto com a preservação do meio ambiente, com a retirada de materiais que poluem o ambiente”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.

A Enel dará todo maquinário necessário para o serviço (computador, balança para pesagem do material), enquanto os funcionários da Comdep farão o cálculo do desconto e os novos cadastros de pessoas interessadas em participar da coleta seletiva.

Para participar, basta que levar uma conta de luz na primeira vez em que levar os recicláveis ao ecoponto. Com ela, é possível descobrir o número do cliente e fazer o cadastro. Depois disso, cada vez que levar os materiais, é só levar o cartão que será entregue após o cadastro. A pesagem dos resíduos é feita na hora e o desconto vai aparecer na próxima fatura.

É possível abater a conta de luz levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de café solúvel, aguardente etc); ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc). O único cuidado necessário é levar os resíduos limpos – caso contrário, eles podem ser contaminados e acabar não sendo reciclados.