O Natal Imperial vai ter, literalmente, uma grande novidade este ano. A Praça da Liberdade – que será transformada na Vila Imperial – já começou a receber a montagem de uma árvore de Natal que vai medir 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de 11 andares. A festa, que vai até 20 de janeiro, será aberta nesta sexta-feira (30.11), com um show do padre Fabio de Melo, às 20h, na Vila Imperial.

Ao todo são 6 milhões de microlâmpadas que vão transformar a cidade em um cenário mágico de Natal junto com toda cenografia. O trabalho já está na reta final para a inauguração, que acontece às 19h30, logo após um pocket show na Praça Dom Pedro, anunciando o acender das luzes em toda cidade, pouco antes do show de Fabio de Melo. Na noite desta terça-feira (27.11), o prefeito Bernardo Rossi acompanhou o trabalho da equipe montagem e conferiu os testes com a iluminação em alguns dos principais pontos do Natal Imperial. “Pelo que vi na montagem e nos testes de iluminação já deu para notar o quanto a cidade vai ficar linda”, frisa o prefeito.

Todas as lâmpadas são de baixo consumo de energia, de LED. A predominância é a cor branca morna (amarelada), mas a decoração contará também com outras cores e tonalidades na iluminação. O rio na Avenida Koler também será iluminado novamente, com luzes especiais junto à água. Em fachadas históricas, as luzes vão valorizar o contorno do casario. No Palácio de Cristal, que será transformado no Doce Natal, a decoração em formato de balas e doces gigantes é o destaque. Bairros também recebem decoração, com árvores natalinas marcando o clima da festa pelos quatro cantos da cidade.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo, o público vai perceber uma cidade ainda mais encantadora do que no Natal do ano passado. “Em 2017 as pessoas já ficaram surpresas com toda decoração e este ano temos certeza que elas vão gostar ainda mais. Expandimos a festa e a decoração e são muitas novidades para o público”, frisa.

Além da grande árvore de Natal, o Túnel de Luz da 16 de Março promete estar novamente entre os destaques da decoração e iluminação este ano. A inauguração será no sábado (1º\12), com atrações culturais.

“Já estamos com muito movimento nos hotéis e pousadas, além de muitos grupos fechados para visitar Petrópolis durante o Natal Imperial. Já temos hotéis lotados durante os fins de semana nesse período. Será um momento muito importante para economia. Apesar de toda essa crise que o país vive, o comércio, em geral, vai movimentar como nunca nesse período. Esse é um dos motivos para estarmos trabalhado em dar mais qualidade para nossos eventos”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Montagem gerou empregos

Só a iluminação está gerando mais de 600 empregos, sendo 350 diretos, com 250 profissionais contratados para a montagem nas ruas e mais de 100 pessoas envolvidas no preparo das peças. No Centro Histórico, prédios públicos, pontos turísticos e árvores estão sendo iluminados. O trabalho já passou por ruas como a Avenida Koeler, Imperatriz, Roberto Silveira, além da Praça da Liberdade, Praça Dom Pedro, entre outros locais.