Ampliando as estratégias de proteção contra a Febre Amarela, o município irá abrir 26 unidades de saúde no próximo sábado (27.01)‘Dia D’ da campanha nacional de combate à doença. Petrópolis é um dos poucos municípios do Estado do Rio a ter grande parte da população imunizada – 60% com mais de 194 mil doses aplicadas. A prefeitura mantém diariamente a vacina disponível para a população em 15 unidades com rotina de vacinação de 8 às 16h com intervalo de 1h para almoço.

Ao contrário das 15 cidades do Estado que terão que fracionar as doses, com proteção por até oito anos, em Petrópolis continuará sendo aplicada a dose única, de 0,5 ml, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação e menores de 18 anos a caderneta de vacinação.

O prefeito Bernardo Rossi reforça que a Secretaria de Saúde está organizando cronogramas de ações volantes que levarão as vacinas às áreas rurais, de matas ou de difícil acesso.

“Estamos intensificando a campanha para que a população que ainda não se vacinou tome a vacina. Petrópolis saiu na frente no ano passado garantindo a proteção de mais de 194 mil petropolitanos, mas queremos aumentar a cobertura. O reforço de sábado passado, com o mutirão nas áreas de matas fechadas serviu para continuarmos intensificando as ações nessas regiões, uma vez que a procura pelas doses ainda continua. Nós também trabalharemos para levar as vacinas a áreas de difícil acesso para que a população esteja protegida contra febre amarela pela vida toda”, afirma o prefeito, Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que o município não deixará de oferecer as vacinas após a campanha do próximo sábado. As ofertas das doses estão ocorrendo como forma de rotineira diariamente em 15 unidades de Saúde.

“O nosso município segue sem nenhum petropolitano com suspeita da doença ou contaminado por Febre Amarela. Queremos manter esses índices. Para isso, a população precisa se vacinar. Há doses o suficiente em estoque para proteger a nossa população. Mas reforçamos que a dose está sendo oferecida diariamente em 15 unidades de saúde, então quem não conseguir participar do dia D, pode se vacinar durante a semana com tranquilidade”, disse Silmar Fortes.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck, explica que no Dia D do próximo sábado foi montado um esquema especial para a realização da triagem de aplicação das doses.

“A vacina da Febre Amarela demanda um registro em ficha e na caderneta que é diferenciado e isso leva um pouco de tempo. O agente de saúde precisa inserir informações relativas às vacinas que são encaminhadas para o Ministério da Saúde posteriormente. Por conta disso, estamos ampliando a equipe da triagem para que possamos agilizar o atendimento”, disse.

Orientações para quem for viajar para áreas com confirmação de circulação de Febre Amarela

Com a proximidade do Carnaval a Secretaria de Saúde orienta que a população tome a vacina com até 10 dias de antecedência da viagem para garantir a proteção contra a doença. A Vigilância em Saúde recomenda ainda que, caso a pessoa visite alguma área de risco fazendo alguma trilha ou incursão na mata, por exemplo, faça uso de repelentes por até 10 dias após a aplicação da vacina – tempo necessário para a imunização fazer efeito no organismo.

“Devem se vacinar crianças a partir de nove meses a adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth Wildberger, diretora da Vigilância em Saúde.

Sobre a campanha em Petrópolis – A campanha de vacinação contra a febre amarela teve início em Petrópolis no dia 18 de março de 2017 com a chegada de 75 mil doses. Além de proporcionar um sistema de vacinação inédito, com 50 pontos de vacinação em todo município, a Saúde também adotou a vacinação volante, levando as doses às áreas de população da zona rural e famílias que vivem em locais próximos a matas.

Cumprindo o reforço do cinturão de imunização em áreas rurais e de matas fechadas, a prefeitura realizou no último sábado (20.01) um mutirão nos bairros Fazenda Inglesa, Araras, Vale das Videiras e Secretário. Das 1.600 doses disponibilizadas – 400 para cada unidade- 579 foram aplicadas na região.

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

*Dia D de Vacinação

Atendimento de 9h às 17h

 

  • Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, S/Nº

  • PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

  • PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

  • UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n

  • UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400

  • UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n

  • Ambulatório Escola – Rua HívioNaliato nº 169

 

– PSF Batallard – Rua E nº 35 – Parque Residencial Mosela

– PSF Brejal – Estrada do Brejal Km 06 Posse

– PSF Secretário – Rua Visconde de São Bernardes nº 320

-PSF Amazonas – Rua Alagoas s/n

-UBS Araras – Estrada Bernardo Coutinho nº 3.435

– PSF Vale das Videiras – Estrada Almirante Paulo Martins Meira nº 8.201

-PSF Boa Esperança –  Estrada Ministro Salgado Filho s/n

-PSF Fazenda Inglesa – Estrada da Fazenda Inglesa s/n

-PSFComunidadeSãoJoãoBatista – Rua Luiz Winter,Nº 560, Duarte da Silveira

-PSFBoaEsperança – Estrada Ministro Salgado Filho s/n