No feriado da Proclamação da República (15.11) alguns serviços do município terão funcionamento alterado, como aulas nas escolas e repartições públicas. Mas, serviços essenciais, como hospitais, UPAs, coleta de lixo, Defesa Civil, entre outros, mantém o plantão normal durante todo o feriado. No turismo, principais atrativos também estarão de portas abertas para receber os visitantes.

Nas repartições públicas do município, foi decretado ponto facultativo. Portanto, serviços administrativos voltam apenas na segunda-feira (18). Na rede municipal, as escolas também param na quinta e voltam na segunda.

Na Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs – Centro e Cascatinha) e Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) – funcionam normalmente. O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp – atendimento de internação, urgência psiquiátrica, ortopédica – funciona 24 horas, além das internações. No Hospital Alcides Carneiro – setores de internação e urgência também funcionam normalmente. Unidades de atendimento da atenção básica (UBSs e PSFs) – não funcionarão no feriado.

Os agentes da CPTrans vão manter plantão normalmente. Já os ônibus operam com horários de domingo durante o feriado.

As feiras livres funcionam normalmente. O Hortomercado Municipal também funcionará de quinta a domingo. Já na véspera (14.11) o local estará aberto das 8h às 18h. No feriado, das 8h às 18h e no mesmo horário no sábado (16.11). Já no domingo o Horto funcionará das 8h às 13h.

No Circuito Imperial de Lazer, no domingo (17) na Avenida Barão do Rio Branco funciona normalmente. E o Circuito na Rua do Imperador não funcionará.

No turismo, principais atrativos, como o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, entre outros também estarão de portas abertas para receber os visitantes no feriadão. O Palácio de Cristal abre normalmente e ainda recebe a “Casa do Papai Noel”, que faz parte da programação do Natal Imperial.

A coleta de lixo vai funcionar normalmente durante todo o período do recesso.

A Defesa Civil permanece em estado de atenção por causa de previsão de chuva para essa semana. Todo o contingente da Defesa Civil, composto por 50 pessoas, está de plantão para o atendimento da população em caso de ocorrências, inclusive no feriado.