Petrópolis sedia Workshop do Método Wim Hof, famosa prática de submersão no gelo

Instituto Vishva Vidya traz de Nova York professor convidado para ministrar aulas juntamente com Jonas Masetti
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto Vishva Vidya realiza nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro mais um workshop do método Wim Hof, prática de banho no gelo, que ganhou adeptos no mundo todo por seus benefícios terapêuticos para a saúde do corpo físico e da mente. Desta vez, o evento é especial. Isso porque a convite do professor Jonas Masetti, primeiro instrutor habilitado a aplicar a técnica no Brasil, o professor de Yoga e instrutor da prática em Nova Iorque, Yury Opendik, vem dos Estados Unidos para ficar uma semana em Petrópolis e lecionar as vivências em conjunto com Masetti. Eles se conheceram na Polônia onde fizeram o curso diretamente com o criador do método, o holandês Wim Hof. O workshop em Petrópolis vai contar com uma parte teórica, exercícios de respiração e o famoso banho no gelo. Estudos científicos já comprovam os benefícios da prática.

“O treinamento para se tornar instrutor é intenso. Para se ter uma ideia, tivemos que atravessar uma montanha de neve na Polônia. Mas é recompensador, sem falar nos benefícios para a mente e para o corpo. E por conhecer bem esses benefícios é que fazemos sempre vivências para disseminar a técnica. Além disso, queremos trazer sempre profissionais de outras áreas que são complementares ao estudo de Vedanta, para que os alunos possam desfrutar de diferentes práticas ancestrais, terapêuticas e que ajudam o ser humano a evoluir”, afirma o professor Jonas Masetti.

Já Yury Opendik, em seu perfil no Instagram, ao divulgar o workshop em Petrópolis, relata como o treinamento na Polônia foi um divisor de águas. “Essa experiência extrema mudou minha trajetória e o Jonas foi uma das pessoas no meu grupo que me inspiraram com sua história de vida”, lembra Yury.

O método Wim Hof é ancorado em três pilares: exercícios de respiração; exposição ao frio com a imersão no gelo; e comprometimento. Vários estudos sobre a eficácia da técnica foram realizados ao longo dos anos e os benefícios já comprovados cientificamente são: melhora o foco e a clareza mental; melhora a performance esportiva e a criatividade; reduz o estresse e a ansiedade; melhora a tolerância à dor por alterar o nível de ph do corpo; reduz as inflamações do corpo; melhora as vias respiratórias e expande a capacidade dos pulmões; impulsiona o sistema imunológico; aumenta a energia e a força de vontade; treina o sistema cardiovascular para melhorar a circulação sanguínea; libera traumas emocionais e entre outros.

Como funciona a prática do banho no gelo

O corpo inteiro é mergulhado, com exceção da cabeça, dentro de uma piscina cheia de gelo ou com água em temperatura que varia entre 0°C e 10°C. A duração da imersão no gelo é de 2 minutos. O banho é acompanhado de uma preparação que trabalha a concentração e o choque. Ao sair do gelo, o participante faz o que é chamado da “postura do cavalo” com as pernas afastadas umas das outras enquanto ele agacha e se mantém nessa postura de 5 a 15 minutos com o intuito de aquecer o corpo e recobrar o controle sobre si mesmo.

A exposição adequada ao frio inicia uma série de benefícios para a saúde, incluindo o acúmulo de tecido adiposo marrom, responsável pela produção de calor e regulação da temperatura corporal; a perda de gordura branca, aquela acumulada pelo excesso de alimentação e que pode causar doenças cardíacas; inflamação reduzida que facilita um sistema imunológico fortalecido; níveis hormonais equilibrados; qualidade do sono melhorada; e produção de endorfinas, hormônios que elevam naturalmente o humor.

A vivência em Petrópolis vai ser na modalidade Fundamentals. É o nível básico do método. Qualquer pessoa pode participar do workshop desde que esteja com boa saúde. Não é aconselhado para mulheres grávidas. E pessoas com outras enfermidades como problemas cardiovasculares devem consultar um médico antes da prática do método Wim Hof.

A prática de banho no gelo é segura e durante o workshop são tomados todos os cuidados com a saúde dos participantes, seguindo os protocolos de segurança prescritos pelo método Wim Hof. O workshop é oferecido regularmente em Petrópolis pelo Instituto Vishva Vidya. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil oficial do professor Jonas Masetti no Instagram, @jonasmasetti.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.