Petrópolis sedia encontro de Fórum dos Procons do Interior do Rio

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Importante instrumento para fortalecimento das ações em prol da defesa do consumidor, o Fórum dos Procons do Interior do Rio acaba de ser ampliado com a participação de mais três municípios: Teresópolis, Nova Friburgo e Magé. O termo de inclusão foi assinado durante reunião realizada nesta terça-feira (23.07) em Petrópolis, município que detém, por meio do coordenador do órgão, Bernardo Sabrá, a presidência da Fórum. Após o encontro, representantes dos outros Procons participaram de uma ação educativa na cidade.

Com essa integração, já são seis municípios participando do Fórum. Também participam Três Rios e Paraíba do Sul. Na reunião desta terça, um representante de Areal, o vereador Gutinho Bernardes, também esteve presente para conhecer o grupo. A ideia, segundo ele, é municipalizar o órgão de defesa do consumidor da cidade vizinha e aderir ao Fórum. O grupo tem como meta visitar todos as cidades que compõem a Região Serrana e Centro Sul Fluminense aumentando ainda mais a representativa dessas instituições.

Bernardo Sabrá explica que a inclusão de outros municípios no Fórum fortalece o grupo, que ganha maior representatividade junto ao estado e também às empresas. “Participamos da criação do fórum do Procon e ele está se expandimos. Enquanto grupo, atuamos mais forte na defesa do consumidor e isso traz, a médio e longo prazo, bons resultados para Petrópolis, que tem se destacado em todo o estado pela sua atuação”, destaca.

O Fórum é uma organização de caráter informal e sem personalidade jurídica. Nele, os Procons podem atuar de forma conjunto realizando ações coordenadas tanto educativa como de fiscalização. Além disso, eles trocam experiências e legislações, utilizam padrões de decisões e posicionamentos nos processos administrativos, além de trabalhar, em conjunto, em iniciativas de modernização e desenvolvimento de notas técnicas. Os encontros do grupo ocorrem trimestralmente, podendo haver reuniões extraordinárias conforme previsão regimentar.

 A coordenadora geral do Procon de Magé, Renata Meirelles, destaca que fazer parte do grupo irá fortalecer o órgão de defesa do consumidor na cidade. “Efetuamos uma busca de Procons atuantes e nos deparamos com Petrópolis se destacando, então nos aproximamos do município e fomos convidados a participar do Fórum. Temos certeza que teremos bons resultados participando ativamente na cidade”, explica.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.