“Desafios da educação nos municípios: estratégias de aprendizagem, financiamento e gestão compartilhada”. Esse é o tema do 72º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro – Undime / RJ – que será realizado nos dias 26 e 27 de abril no Clube Petropolitano F.C. A expectativa é de 200 pessoas participem do evento que também vai contar com presença de técnicos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

O evento é uma iniciativa da Undime – RJ com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a organização do evento, durante os dois dias, os profissionais de várias cidades do Estado terão a oportunidade de discutir assuntos como a Base Nacional Comum Curricular e os programas federais como Mais Alfabetização, Escola Conectada, novas ferramentas do Conviva Educação, além de obter esclarecimentos sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas), Obras, SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação), prestação de contas dos programas do FNDE, dentre outros assuntos, como educação inclusiva e Olimpíada de Língua Portuguesa.

“Será um prazer receber esses profissionais na nossa cidade. Tenho certeza que serão dois dias de troca de experiências e de conhecimento para as pessoas que lutam e defendem a educação de qualidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Durante os dois dias de fórum haverá atendimento tanto de técnicos do FNDE sobre os programas de financiamento da educação quanto da articulação da plataforma Conviva Educação para todos os participantes. Vale destacar que a Undime-RJ é uma instituição sem fins lucrativos e tem como objetivo fortalecer as administrações municipais na área da Educação para garantir expansão e melhoria da qualidade da Escola Pública Municipal, sendo ligada à Undime Nacional. A ela cabe resgatar e assegurar a Educação Básica, contribuir na reformulação de políticas educacionais em nível nacional, estadual e municipal, participando de instâncias decisórias e representar os interesses da Educação Pública Municipal junto às autoridades constituídas.

A Undime-RJ é presidida na gestão 2017-2018 por Eliane Tomé dos Santos Oliveira, dirigente municipal de educação de Paraty/RJ. Na diretoria atuam dez pessoas – dirigentes de todas as regiões do estado. “O município de Petrópolis foi escolhido para sediar o primeiro encontro de 2018 pela sua localização central no estado, facilitando o acesso dos participantes, além de já ter sediado fóruns anteriores com muito sucesso. Foi considerada igualmente a importância do município no contexto da história do Brasil, e consequente relevância para a educação. É um município hospitaleiro por natureza, destacando-se a participação e contribuição da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis nas atividades da Undime-RJ”, explicou a secretária executiva da Undime, Marlise Alves Cardoso.

“A participação no fórum é de extrema importância para os dirigentes e equipes técnicas por se tratar de um momento de discussão de assuntos relevantes da área educacional. Esperamos que os profissionais de Petrópolis marquem presença nessa edição do fórum que contemplou nossa cidade como sede”, disse a secretária de Educação, Samea Ázara.

A programação começará na próxima, quinta-feira (26.04), às 8h com credenciamento. A abertura será às 9h. A partir de 9h30 ocorrerão as palestras que devem ter duração aproximada de uma hora. Às 9h30 o tema abordado será PAR (Plano de Ações Articuladas do FNDE). Já às 10h30 será SIOPE Obras (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação). As dúvidas sobre os assuntos serão esclarecidas entre 11h30 e 12h20 e o intervalo para o almoço será das 12h às 14h.

Os trabalhos serão retomados às 14h com uma palestra sobre prestação de contas do FNDE. Às 15h, o tema será SIOPE. Já às 16h30 a Olimpíada de Lingua Portuguesa será o foco e às 17h, a diretora do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de Petrópolis falará sobre a educação inclusiva. A confraternização será às 18h30.

No dia 27 de abril (sexta-feira) a programação começará às 8h30. Serão abordados os temas: financiamento da Educação, o Novo Fundeb e a Lei do Piso dos Profissionais da Educação. Já as 9h30 ocorrerá a palestra: “O desafio de implementar a Base Nacional Comum Curricular para a educação brasileira”. Às 10h15 será abordado o tema “Conviva – resultados Rio de Janeiro” a às 10h30 terá a mesa: “Conferência Nacional de Educação – CONAE 2018”, que será presidida pela professora Maria Esther – presidente do Fórum Nacional de Educação-FNE, Undime e SEEDUC. O debate ocorrerá às 11h30. O intervalo para o almoço será às 12h.

Às 14h ocorrerá uma apresentação cultural com a Orquestra da Escola Padre Quinha. Os trabalhos serão retomados às 14h30 com a palestra “Mais Alfabetização”, com Sandra Zita, da Coordenação Geral do Ensino Fundamental/SEB/MEC. Já às 15h30 ocorrerá a mesa “Educação Conectada”, com o coordenador Geral de Apoio as Redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional, Alexsander Moreira, a coordenadora da Região Sudeste, Angela Moulin e a coordenadora estadual do RJ, representante da Undime-RJ, Manoela Alves. A última atividade do fórum será às 16h30, com a palestra “Planejando aulas digitais alinhado com a BNCC”. O tema será abordado pela Fundação Lemann.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis

Crédito da foto: Reprodução da internet