Petrópolis se destaca no ecossistema de Inovação SmartFree’s vai auxiliar o município no fortalecimento do conceito de Smart City

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O destaque de Petrópolis no levantamento “Melhores cidades para se fazer negócios”, realizado pela empresa de consultoria Urban Systems, que identificou Petrópolis entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios – colocação 91ª – única cidade da Região Serrana a aparecer no ranking final, além da colocação da cidade no Ranking ConnectedSmartCities que formalizou Petrópolis no 3º lugar no estado no conceito de cidade mais conectada, são alguns dos pontos que destacam o ecossistema de Inovação do município e, para fortalecer o conceito de Smart City, a cidade contará, futuramente, com a colaboração da SmartFree’s uma consultoria especializada em Cidades Inteligentes que prevê soluções tecnológicas para os municípios.

As ações do município para o fortalecimento do ecossistema de Inovação foram abordadas durante uma entrevista do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, para o apresentador e CEO da SmartFree’s e vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, Carlos Frees, na última quinta-feira (07.11) em Brasília.

“A cidade vem trabalhando para fortalecer a inovação no município e vem conquistando destaques importantes nas pesquisas e rankings que analisam o setor financeiro e de investimentos. Isso é ótimo e destaca ainda mais esse conceito. Continuamos trabalhando em projetos diferenciados, incentivando a desburocratização e estudando leis de incentivo, tudo para tornar a cidade cada vez mais interessante para investidores”, explica Marcelo Fiorini.

As ações de Petrópolis chamaram atenção da SmartFrees, que é formada por vários técnicos na área da tecnologia, que analisam os projetos e a funcionalidade de municípios com relação ao conceito de Smart City.

“Fiquei admirado com o Petrópolis, que vem reunindo uma série de condições parta fortalecer o sistema de cidade inteligente. O município tem uma vocação muito ampla, o que reúne uma condição desafiadora, mas deve se tornar uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável ao longo dos processos, porque está investindo em várias ações importantes. Acredito que a cidade será referência e excelência nesse quesito. Nossa ideia é ajudar Petrópolis nesse processo. Vamos visitar a cidade e apresentar nossas ideias para evolução do conceito”, afirmou Carlos Frees.

Ainda de acordo com Carlos, Petrópolis está em alto nível de conhecimento com relação ao conceito de Inovação: “Nossa função é integrar as cidades e trabalhar com mais eficiência nesses processos. Estamos entrevistando várias pessoas e os dados das cidades que estão se destacando nesse conceito de Smart City. Todos os dados serão transformados em um livro com as ações para tornar as cidades inteligentes”.

Além das posições nos rankings “Melhores cidades para se fazer negócios” e “ConnectedSmartCities”, o município conquistou o 2º lugar no game Cidades Empreendedoras, do Sebrae que incentiva a implantação de políticas públicas voltadas para a melhora no ambiente empresarial.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.