Petrópolis recebeu 2.340 doses da vacina Pfizer/BioNTech nesta segunda

A aplicação do novo imunizante será feita em paralelo a utilização da vacina AstraZeneca, que também estará disponível nos pontos de vacinação.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Petrópolis recebeu na manhã desta segunda-feira (24/05) o primeiro lote de vacinas Pfizer/BioNTech. As 2.340 doses do imunizante foram entregues pelo Estado já descongeladas, estão armazenadas no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e devem ser utilizadas até sexta-feira (28/05) – dentro do prazo de cinco dias após o descongelamento, estabelecido pela fabricante. A aplicação do novo imunizante será feita em paralelo a utilização da vacina AstraZeneca, que também estará disponível nos pontos de vacinação. A Secretaria de Saúde iniciou hoje (24) a vacinação de pessoas com comorbidades maiores de 40 anos e trabalhadores da Saúde a partir dos 30 anos.

“Todos os esforços estão sendo feitos para que possamos acelerar a vacinação e para que mais pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível. A chegada deste lote da Pfizer e uma orientação do Estado para o uso do último lote da AstraZeneca como primeira dose, permitiram que déssemos mais um passo, baixando mais uma vez a faixa etária de pessoas com comorbidade e trabalhadores da Saúde. A chegada de mais lotes é fundamental para que possamos seguir ampliando a vacinação para outras faixas etárias”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que uma parceria com o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa garantiu, inclusive, que a cidade tenha um freezer com as especificações necessárias, caso a vacina Pfizer venha congelada em futuros lotes.

A Secretaria de Saúde destaca que a quantidade de doses Pfizer recebida nesta segunda-feira não é suficiente para atender todo público apto a ser vacinado no momento, por isso haverá diferentes tipos de vacinas sendo aplicadas simultaneamente nos 10 pontos de vacinação da cidade.

“Esta medida também é necessária para evitarmos perdas de doses. A equipe do setor Epidemiologia está fazendo todo um planejamento e uma logística de distribuição nos pontos para que não haja perdas de doses. Isto é necessário, uma vez que após aberto o frasco, a vacina Pfizer deve ser aplicada em um prazo de seis horas. É importante que as pessoas saibam que todas as vacinas que estão sendo usadas têm eficácia comprovada e são aprovadas pela Anvisa”, pontua o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

Especificações da Pfizer/BioNTech

A Pfizer/BioNTech tem frasco com multidoses. Cada uma das doses deve ser diluída em soro fisiológico, em temperatura ambiente. Após a diluição, cada frasco contém 2,25 ml, quantidade que produz seis doses individuais. Para a aplicação da Pfizer será utilizada a seringa de 1ml (diferente da utilizada com as demais vacinas contra covid-19) e cada dose deverá conter 0,3ml. A aplicação deve ser intramuscular, assim como as demais vacinas contra a covid-19. Após a abertura e diluição a vacina, ela deve ser conservada a uma temperatura que varia de +2ºC a +8ºC e as seis doses devem ser aplicadas em até 6 horas.

“É importante que as pessoas saibam destas diferenças, sobretudo quanto ao modo de preparo da vacina Pfizer, que é uma vacina em pó que deve ser diluída em soro fisiológico e cuja aplicação tem uma seringa diferente das demais vacinas, assim como a quantidade que é de 0,3ml”, explica a chefe da divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Simone Sisnando Casal.

A vacina Pfizer é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática previa, assim como a qualquer componente da vacina. Assim com as demais vacinas contra a covid-19, no caso da Pfizer também é necessário respeitar o intervalo mínimo de 14 dias para a vacinação contra a influenza ou outras vacinas do calendário.

Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de primeiras doses recebidas. Para receber a vacina é necessário estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. As informações devem preenchidas no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Em caso de dúvidas é possível utilizar o WhatsApp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 99200-1428.

Fonte: Divulgação

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.