O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) foi convidado para participar nesta manhã (12) de um encontro sobre segurança pública realizado em Petrópolis que contou com a presença do secretário estadual de segurança pública do Rio de Janeiro, general Richard Nunes e que reuniu a alta cúpula das policias civis e militares. O secretário levou uma ótima notícia para a cidade ao anunciar o envio de 18 novas viaturas para o 26º Batalhão da Polícia Militar, resultado dos investimentos federais que vendo sendo feitos graças ao decreto de Intervenção. Hugo Leal preside a comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações da intervenção no Estado.

“Ao intensificar o combate à criminalidade na capital, a tendência é de que os criminosos migrem para o interior. Não podemos deixar que cidades como Petrópolis, até então com baixos índices de criminalidade, fiquem na mira desses criminosos. É importante mostrarmos que o interior também está desenvolvendo ações de combate ao crime organizado e que as cidades estão equipadas e preparadas”, disse Hugo Leal ao comemorar o anúncio das novas viaturas.

O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, coronel Oderlei Souza falou sobre a importância da presença do secretário em Petrópolis: “É muito importante essa visita do secretário de segurança ao 26º Batalhão da PM, pois é uma oportunidade para apresentar as necessidades e peculiaridades do policiamento na cidade de Petrópolis! Ainda que tenhamos na Região Serrana os menores índices criminais, a chegada de mais viaturas tornará possível o aprimoramento do policiamento”, ressaltou Oderlei.

A expectativa é de que as 18 novas viaturas sejam entregues ao 26º BPM nas próximas semanas, segundo o anúncio do secretário.

No início de maio, Hugo Leal esteve reunido com o general Richard Nunes na sede da secretaria no Rio para falar sobre a segurança das cidades do interior e solicitar atenção à Região Serrana, em especial Petrópolis. “Na ocasião, conversei com o secretário de segurança sobre a necessidade deste olhar especial sobre a Região Serrana e a necessidade das novas viaturas”, lembrou. A empresária Célia D’Azevedo, membro do Conselho Comunitário de Segurança de Petrópolis e do MercoSerra, que também participou da reunião com o secretário em maio, ressaltou o comprometimento do general com Petrópolis. “O conselho está muito contente com a notícia e a melhor coisa que se pode falar é que o secretário cumpriu com sua palavra, já que na ocasião se comprometeu em ajudar nossa cidade”, declarou.

Ainda em maio, o deputado federal participou do Fórum de Debates sobre os 100 dias da intervenção federal na segurança pública do Rio, promovido pelo Observatório Militar da Praia Vermelha, ocasião em que destacou aspectos positivos da intervenção como o restabelecimento da autoridade e a integração das forças de segurança, além dos esforços para a reestruturação das corporações policiais do Estado do Rio de Janeiro. “Temos visto um grande esforço para a reestruturação das polícias de nosso Estado, que com certeza gerará ótimos resultados na segurança pública do Rio de Janeiro”, concluiu.