Foto: Johnnata Joras / GIRO Serra

Petrópolis recebe o 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo

O evento, nos dias 12 e 13 de agosto, no Palácio de Cristal, terá espaço especial dedicado a Santos Dumont
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Moedas, medalhas e outros objetos de coleção estarão em exposição e à venda no Palácio de Cristal, durante o 1º Encontro e Numismática e Multicolecionismo de Petrópolis. O evento, organizado pela Rocha Numismática, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 18h, e vai contar, ainda com um espaço especial em homenagem a Santos Dumont, pelos 150 anos do Pai da Aviação. A entrada é gratuita. Os Visitantes também vão poder levar seus itens de coleção para avaliação e, quem sabe, serem comprados pelos colecionadores.

“Este evento chega à Petrópolis com uma proposta inovadora, que vai reunir colecionadores de várias cidades para expor as suas coleções. Petrópolis foi uma das escolhidas e estamos muito felizes por isso”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Para quem nunca ouviu falar, numismática é o termo utilizado para descrever o estudo das moedas, medalhas e cédula, nome derivado do latim “numisma”, que significa moeda. Uma ciência antiga, mas que segue mais atual do que nunca. Aproximadamente 15 expositores irão expor moedas, cédulas, medalhas, selos e todo tipo de material para armazenar as peças, além de catálogos e outros equipamentos para colecionadores.

“Organizamos este evento depois de inúmeros pedidos de colecionadores de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é uma cidade de grande relevância histórica no cenário nacional e não poderia ficar de fora. Nosso objetivo é incentivar a interação entre os colecionadores e promover numismática como ferramenta cultural e de reinterpretação da nossa história”, ressaltou o coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática, Felipe Rocha.

Na coleção de Felipe, que estará em exposição e disponível para venda e troca, destaque para as moedas do Terceiro Sistema do Império do Brasil. Moedas de prata, cunhadas no Brasil, que circularam entre 1848 e 1889, ano da Proclamação da República. “Estou levando a coleção completa e que é o meu xodó”, disse Felipe. Além disso, várias moedas, cédulas, medalhas e selos em homenagem à Dom Pedro II também estão no acervo do evento.

O evento vai contar com um espaço dedicado a Santos Dumont, com objetos de multicolecionismo, como moedas, medalhas, cédulas, cartões de telefone, estampas do sabonete Eucalol, além de documentos. Esta parte da exposição conta com itens do colecionador e presidente da Sociedade Brasileira de Numismática, Gilberto Tenor.

Este será um dos 17 encontros realizados em 2023, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Búzios, Paraty, Teresópolis, Vassouras, entre outras. Nos dois dias de evento, o público vai poder conhecer diferentes moedas, medalhas e selos e adquirir objetos na Feira de Antiguidades.

Especialistas na área vão ministrar palestras sobre numismática para o público em geral e alunos da rede municipal de ensino, que vão receber moedas, cédulas e outros objetos, como incentivo a iniciarem as suas coleções. O evento é aberto para troca entre os colecionadores, além de avaliação e possível compra de itens de coleções dos visitantes.

Os Encontros já fazem parte do calendário da Sociedade Brasileira de Numismática e, nesta edição, tem apoio do Petrópolis Convention & Visitores Bureau e da Prefeitura de Petrópolis.

“Este é mais um grande evento que chega à nossa cidade, onde vamos também ter a oportunidade de apresentar a nossa pluralidade de atrativos para os colecionadores de várias partes do Brasil e visitantes, neste evento tão fascinante e que reconta a nossa história por meio do muticolecionismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Serviço

  • 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo
  • Local: Palácio de Cristal
  • Data: 12 e 13 de Agosto
  • Horário: 9h às 18h
  • Entrada gratuita
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.