Pessoas interessadas em psicanálise contarão com um novo espaço dedicado à transmissão e ensino do tema em Petrópolis. Criado por um grupo de psicanalistas e psicólogos, a inauguração da Iniciativa Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana será no dia 18 de agosto, às 17h, no Centro, com a conferência “Tornar-se Analista na Escola de Lacan”, apresentada pelas psicanalistas Elisabeth da Rocha Miranda e Rosana Maldonado Torres. Além de ampliar o acesso ao estudo da psicanálise na cidade, a iniciativa pretende contribuir para os debates acerca dos desafios que se apresentam à saúde mental na contemporaneidade.

A conferência trata das particularidades de ser analista em sintonia com as perspectivas teóricas do psicanalista francês Jacques Lacan“, esclarece a coordenadora da Iniciativa, psicanalista e doutora em psicanálise, Joseane Garcia. “Um dos traços fundamentais desse campo de conhecimento é que, desde a sua origem com Freud, no século XIX, ele se expande constantemente, articulando-se aos mais diferentes segmentos da sociedade. A iniciativa do fórum cumpre a função de garantir a repercussão do discurso analítico no nosso tempo”, acrescenta.

A Iniciativa FCL Região Serrana também abrirá as atividades com seis seminários, que buscam estimular uma aprendizagem ativa e de forma colaborativa, por meio de discussões e em interação com os participantes. Os encontros são mensais e alguns terão início já em agosto. Os temas são: “A transferência”, coordenado pela psicanalista Cláudia dos Santos Carrera; “Política, Religião e Psicanálise: um estudo sobre a crueldade”, coordenado pela psicanalista Julie Travassos; “A importância do diagnóstico diferencial para a direção do tratamento” e “O inconsciente estruturado como linguagem, de Freud a Lacan”, ambos coordenados pela psicanalista Vanisa Maria da Gama Moret Santos; “O Édipo de Freud a Lacan: atualizações”, coordenado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda e “Fobia do pequeno Hans em Freud com uma leitura lacaniana”, coordenado pela psicanalista Nádia Afonso de Souza Martins.

A participação nas atividades do FCL Região Serrana é gratuita e aberta todos interessados em psicanálise. As datas e horários dos seminários estão disponíveis na página do Fórum no Facebook (www.facebook.com/fclregiaoserrana/). Outras informações e inscrições pelo e-mail fclregiaoserrana@gmail.com.