Petrópolis recebe Conferência de Psicanálise Evento marca inauguração da Iniciativa Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana na cidade

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Pessoas interessadas em psicanálise contarão com um novo espaço dedicado à transmissão e ensino do tema em Petrópolis. Criado por um grupo de psicanalistas e psicólogos, a inauguração da Iniciativa Fórum do Campo Lacaniano Região Serrana será no dia 18 de agosto, às 17h, no Centro, com a conferência “Tornar-se Analista na Escola de Lacan”, apresentada pelas psicanalistas Elisabeth da Rocha Miranda e Rosana Maldonado Torres. Além de ampliar o acesso ao estudo da psicanálise na cidade, a iniciativa pretende contribuir para os debates acerca dos desafios que se apresentam à saúde mental na contemporaneidade.

A conferência trata das particularidades de ser analista em sintonia com as perspectivas teóricas do psicanalista francês Jacques Lacan“, esclarece a coordenadora da Iniciativa, psicanalista e doutora em psicanálise, Joseane Garcia. “Um dos traços fundamentais desse campo de conhecimento é que, desde a sua origem com Freud, no século XIX, ele se expande constantemente, articulando-se aos mais diferentes segmentos da sociedade. A iniciativa do fórum cumpre a função de garantir a repercussão do discurso analítico no nosso tempo”, acrescenta.

A Iniciativa FCL Região Serrana também abrirá as atividades com seis seminários, que buscam estimular uma aprendizagem ativa e de forma colaborativa, por meio de discussões e em interação com os participantes. Os encontros são mensais e alguns terão início já em agosto. Os temas são: “A transferência”, coordenado pela psicanalista Cláudia dos Santos Carrera; “Política, Religião e Psicanálise: um estudo sobre a crueldade”, coordenado pela psicanalista Julie Travassos; “A importância do diagnóstico diferencial para a direção do tratamento” e “O inconsciente estruturado como linguagem, de Freud a Lacan”, ambos coordenados pela psicanalista Vanisa Maria da Gama Moret Santos; “O Édipo de Freud a Lacan: atualizações”, coordenado pela psicanalista Elisabeth da Rocha Miranda e “Fobia do pequeno Hans em Freud com uma leitura lacaniana”, coordenado pela psicanalista Nádia Afonso de Souza Martins.

A participação nas atividades do FCL Região Serrana é gratuita e aberta todos interessados em psicanálise. As datas e horários dos seminários estão disponíveis na página do Fórum no Facebook (www.facebook.com/fclregiaoserrana/). Outras informações e inscrições pelo e-mail [email protected].

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Maligno e A Casa Sombria estreiam nesta quinta-feira na Rede Cinemaxx Petrópolis

Tomar a vacina contra a Covid-19 é uma demonstração de amor e cuidado consigo e com o próximo. Para incentivar, cada vez mais, as pessoas a se vacinarem, a Rede Cinemaxx traz promoções especiais. Quem apresentar a carteira de vacinação, na bilheteria de qualquer uma das unidades da Rede Cinemaxx, comprovando que tomou uma ou duas doses da vacina, vai ganhar um presente especial do Cinemaxx.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.