Petrópolis vai receber a 100ª edição do programa “Imil na Sala de Aula”, que percorre o Brasil levando grandes especialistas para encontros com estudantes de universidades públicas e privadas. Nesta segunda-feira (23), às 19h, Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, estará na Universidade Estácio de Sá, onde ministra a palestra “Liberdade de expressão em tempos de notícias falsas”. A entrada é gratuita.

“A proliferação de notícias falsas não é um fenômeno novo. A novidade é a rapidez da sua propagação. E o antídoto é igualmente conhecido: no choque com a verdade, o que é falso geralmente perde. Nada que seja feito para combater a onda das notícias falsas deve restringir a liberdade de expressão. Ao contrário, a liberdade deve ser ampliada”, comenta Blanco, salientando que as hipóteses para resolver o problema também serão abordadas no evento.

“Existem muitas opções em debate. Há projetos para criar leis que criminalizem os responsáveis e para aqueles que as compartilham nas redes sociais. Há quem defenda a obrigatoriedade de exclusão das notícias enganosas ou duvidosas das chamadas “nuvens”. Ou, quem apoia a alternativa de simplesmente apagá-las parcialmente. Existem ainda aqueles que acreditam no monitoramento das redes por força tarefa do Tribunal Superior Eleitoral e da Polícia Federal. E há quem se limite a autorregulamentação. Essa é a melhor alternativa, pois nada mais eficaz que a regulação seja feita pelos próprios responsáveis por disseminar a informação, sem qualquer ação que lembre a censura”, destaca.

O “Imil na Sala de Aula” foi criado em 2011, uma iniciativa do Instituto Millenium que conecta estudantes de todo o Brasil com especialistas em diferentes áreas através de palestras com entrada franca. Os temas são definidos pelos professores e alunos e a adesão ao programa é gratuita.

Serviço

Palestra “Liberdade de expressão em tempos de notícias falsas”, com Patrícia Blanco
Data: 23 de outubro, às 19h
Local: Universidade Estácio de Sá – Rua Bingen, Nº 50 – Bingen.