PETRÓPOLIS: Prefeito acompanha reta final da adaptação da UPA Vermelha em Cascatinha

Unidade passa a atender exclusivamente casos de Covid-19 nesta segunda-feira (01.06) e terá 25 leitos de UTI

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou neste domingo (31.05) a reta final de adaptação da UPA de Cascatinha para receber pacientes com Covid-19. A partir desta segunda-feira (01.06), a unidade terá leitos de UTI para o tratamento de pessoas infectadas com o Coronavírus. Dos 25 leitos, 20 já estarão em funcionamento nesta segunda e os outros cinco ficarão prontos ao longo da semana.

Para isso, o local passou por limpeza completa, instalação dos respiradores, monitores cardíacos e bombas de infusão.

“Nós terminamos a última semana com menos da metade dos leitos de UTI da cidade ocupados, mas mesmo assim estamos ampliando a quantidade de leitos. A cidade está conseguindo enfrentar bem essa pandemia e estou bem otimista que vamos continuar vencendo essa batalha. A UPA Vermelha está sendo adaptada com respiradores que nós compramos e que vão ficar como legado para a cidade após a pandemia”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

Também neste domingo, foi aberto um acesso exclusivo e independente para os mais de 35 funcionários que atuarão diariamente na UPA Vermelha. Com isso, os funcionários só vão entrar na área onde os pacientes ficarão quando estiverem totalmente equipados, mais uma medida de segurança adotada para evitar o risco de contaminação pelo Coronavírus.

“Qualquer funcionário que atue na UPA Vermelha vai entrar por uma entrada lateral que dá acesso a vestiários, refeitório, banheiro, local de repouso, ala administrativa. Para ele acessar os leitos, terá que colocar todo equipamento de proteção individual, passar uma porta, percorrer um corredor e passar por uma segunda porta. E para sair da área onde vão ficar os leitos, é o mesmo procedimento cuidadoso”, explica o diretor geral das UPAs, José Vitor Caldeira.

Com a UPA de Cascatinha ficando destinada para o tratamento de casos de Covid-19 – apenas o setor de odontologia, por ser em uma área isolada, permanecerá atendendo no local – os atendimentos de urgência e emergência serão direcionados para as UPAs do Centro e de Itaipava, para o Hospital Alcides Carneiro e para o Pronto Socorro do Alto da Serra.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também