Petrópolis passa a ter emissão de passaporte

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O posto da Polícia Federal em Petrópolis retomou nesta terça-feira (12.12) a emissão de passaportes no município. A cidade não contava com este serviço há 10 anos. A partir de agora, serão feitos até 40 agendamentos por semana, oferecendo maior praticidade a quem deseja viajar para fora do país. Com isso, os petropolitanos e moradores das demais cidade da Região Serrana terão maior comodidade para obter o documento.

Até aqui, quem precisava de passaporte tinha de ir para o Rio ou Juiz de Fora pelo menos duas vezes – uma para entrega da documentação necessária e outra para receber o passaporte pronto. Agora, basta agendar o procedimento para o posto de Petrópolis, que fica na Av. Ayrton Senna, 699 – Quitandinha (próximo ao pórtico).

“Esse é um serviço de extrema importância para a população. Isso garante que os petropolitanos não precisem mais se deslocar para o Rio ou Juiz de Fora duas vezes para retirar o documento, que é nosso documento oficial fora do país. Pessoas de outros municípios também terão Petrópolis como referencial para fazer a retirada do passaporte. Já no início do ano, recebi empresários que apontaram a necessidade de que o posto da PF em Petrópolis oferecesse esse serviço. Fizemos uma reunião com a PF, em que foi garantido que seria possível e agora houve essa concretização”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi, que compareceu à solenidade de inauguração do serviço.

A emissão de passaportes em Petrópolis já começou a beneficiar pessoas como Jailson Webber. Ele atua no ramo farmacêutico e, em fevereiro, vai viajar a Portugal a trabalho. Jailson acabou ajudando a testar o sistema e, nesta terça, foi buscar o documento – o primeiro emitido na cidade.

“Fiz todos os trâmites e hoje vim buscar o documento. Tudo demorou menos de uma semana. Esse serviço na cidade é essencial, o município só tem a ganhar, uma vez que os petropolitanos não precisarão mais se descolar para o Rio para conseguir o passaporte”, disse.

Para tirar o passaporte é importante acessar o site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), preencher o formulário com as informações pessoais e imprimir o formulário. Com isso, é gerado o GRU (Guia de Recolhimento da União), uma taxa de R$ 257,25 para confecção do documento. Em seguida, é feito agendamento para a entrega do comprovante de pagamento e da documentação exigida – documento de identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de quitação com o serviço militar, passaporte anterior válido, CPF e, para menores de 18 anos, autorização de pais ou responsáveis -, que deve ser feito pelo próprio requerente. Em Petrópolis, o atendimento será às terças e quartas, de 9h às 17h (com pausa para o almoço entre 12h e 13h). Os documentos serão entregues as quintas-feiras.

“Sabemos da demanda reprimida para este serviço. Muita gente vai se interessar em tirar o passaporte neste posto, que é possível graças ao apoio e parceria com a prefeitura. É um antigo desejo da população e eu agradeço o empenho de todos os envolvidos”, falou o superintendente regional da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, delegado Jairo Souza da Silva.

“É um momento de muita honra poder oferecer esse serviço de grande importância à população. Vai facilitar a vida dos petropolitanos e dos moradores da região Serrana graças à parceria com a prefeitura. A PF está à disposição do município e de todos que precisarem”, declarou o chefe do posto da PF em Petrópolis, Adriano Kaipper.

Estiveram na inauguração do serviço de emissão de passaportes em Petrópolis o vice-prefeito Baninho, os secretários de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi, de Administração e Recursos Humanos, Marcus von Seehausen, de Meio Ambiente, Fred Procópio, o presidente da Câmara, Paulo Igor, o chefe da 7ª Divisão de Polícia Administrativa, delegado Alexandre Ziehe, o comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Oderlei Souza, os delegados da 105ª DP, Cláudio Batista, e da 106ª DP, André Lourenço, o comandante de Bombeiro de Área II – Região Serrana, Rafael Simão, o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militares, Ramon Camilo, e representantes da Procuradoria da República em Petrópolis, da 1ª e 2ª Varas Federais de Juiz de Fora (MG), da Receita Federal em Petrópolis e da Polícia Rodoviária Federal em Petrópolis.

Passo a passo para emissão de passaportes em Petrópolis

Documentos necessários: documento de identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, comprovante de quitação com o serviço militar, passaporte anterior válido, CPF e, para menores de 18 anos, autorização de pais ou responsáveis

Abertura do requerimento: no site da Polícia Federal (www.pf.gov.br), preencha o formulário e gere o GRU (Guia de Recolhimento da União)

Valor do GRU: R$ 257,25

Após o pagamento: agende no site da PF a entrega dos documentos e do comprovante de pagamento do GRU (o próprio requerente tem que comparecer ao posto da PF)

Atendimento em Petrópolis: terça e quartas, entre 9h e 12h e 13h e 17h

Entrega do documento: quinta-feira

Endereço: Av. Ayrton Senna, 699 – Quitandinha (próximo ao pórtico)

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.