Petrópolis passa a integrar o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Município é o sétimo do estado do Rio de Janeiro a fazer parte da iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Petrópolis, é o sétimo município do estado a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O termo de adesão foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (3).

A partir da integração à política pública coordenada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Petrópolis passa a ter acesso prioritário nas ações desenvolvidas pelo governo federal, como a capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPIR/MMDH), que coordena o Sistema.

O coordenador-geral de gestão do Sinapir, Mika Martins, citou outro benefício garantido aos entes federados que estão no Sinapir. “Os estados e municípios que integram o Sinapir podem ter seus Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros”, explicou o gestor.

Integração

Com uma população estimada de 295,9 mil habitantes, a cidade conta com 107,5 mil que se autodeclaram negros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR/MMFDH), Paulo Roberto, destacou que a entrada do município representa uma evolução nas ações de enfrentamento à desigualdade.

“Ao mesmo tempo que estão aderindo ao Sistema grandes capitais, também temos municípios menores e de diversas regiões. Me alegro com a entrada de Petrópolis que mostra, com isso, preocupação com o desenvolvimento de suas políticas de promoção da igualdade racial”, disse o secretário.

Balanço

O Sinapir conta agora com 22 estados, o Distrito Federal, e mais 101 municípios. No Rio de Janeiro, além do estado, já integram o Sistema as cidades de Barra Mansa, Magé, Mesquita, Niterói, Rio de Janeiro e São João de Meriti.

Sobre o Sinapir

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.