A aluna Vitória Beatriz Santos Lima Morelli, 16 anos, é filha de Roberta Santos Lima Senra, 36, e de Leonardo Morelli, falecido há 03 anos. Atualmente na 2ª Série do Ensino Médio a jovem faz parte do corpo discente da instituição desde o 6º Ano do Ensino Fundamental, ou seja, há 06 anos ele é membro da família ISAS – Instituto Social Afonso Santos.

Portadora de mielomeningocele, ou seja, má formação na coluna, e hidrocefalia, acúmulo de água no cérebro, a jovem sempre fez uso equipamentos para locomoção. De acordo com a mãe, a primeira cadeira de rodas a jovem ganhou aos 03 anos e meio, até então, usava um caster, tipo de carrinho emprestado pela Rede Sarah, onde faz tratamento e acompanhamento desde os 06 meses de vida.

“Atualmente a Vitória faz uso da quarta cadeira, pois de tempos em tempos é preciso trocar devido ao crescimento dela e pelo desgaste. A cadeira de rodas que ela usa no momento completou 04 anos de uso em junho”, pontuou Roberta.

Criada pelo ISAS, especialmente pelo Educador Físico Robson Neves, a rifa em prol da aluna é uma ação social, para arrecadar o valor necessário para que a família possa trocar a cadeira da Vitória, agora por uma motorizada.  “Eu notei que a cadeira da aluna começou a apresentar necessidade de manutenção quase que mensal e que a mãe já não está mais em condições de empurrar a filha como antes”, pontuou Robson.

De acordo com Roberta, a campanha teve inicio em meados do mês de junho, pois 15 dias antes do inicio da campanha a cadeira da Vitória quebrou e precisou ser soldada. “O professor Robson e a diretora da escola, Niria Afonso, me chamaram e disseram que fariam esta campanha para nos ajudar. Não sei explicar a alegria de perceber que a Escola é também uma grande família”, pontuou a mãe.

Robson ressalta que de forma geral procura inserir nos alunos os sentimentos de cidadania, cooperação, o espírito do voluntariado e a importância de ajudar o próximo. “Estou sempre tentando movimentar os alunos para o bem, e a criação da campanha é mais uma ação nesse sentido”.

Na prática estão sendo vendidas rifas, a R$10,00 (dez reais) cada, de um kit churrasco, na secretaria ISAS, com a mãe da aluna, diretamente com o professor Robson, na joalheria S’antanna no Ed Marchese, e na Serra Express, empresa de motoboys. No total a família precisa arrecadar R$9mil (nove mil reais) para adquirir a cadeira e fazer os ajustes necessários para a aluna.

Mais informações sobre a campanha e sobre o ISAS – Instituto Social Afonso Santos podem ser obtidas pessoalmente na sede da instituição que fica localizada à Rua Quissamã, 2.139, Quissamã – Petrópolis/ RJ, através dos telefones (24) 2246-1910 e (24) 98857-7056 ou do e-mail colegioisas@yahoo.com.br.

 

SERVIÇO

ISAS – Instituto Social Afonso Santos

Rua Quissamã, 2.139

Quissamã – Petrópolis/ RJ

(24) 2246-1910/ (24) 98857-7056

colegioisas@yahoo.com.br

CNPJ: 36.552.438/0001-20

Auto.: 80E/COIE.E/25.11.1998

Fonte: ISAS – Instituto Social Afonso Santos