Petrópolis ganha espaço cultural dedicado à Fotografia Fine Art Além das lindas fotografias expostas, o ambiente do Espaço Judith Munk conta com duas outras atrações deslumbrantes

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Na contramão de outras cidades, que vêm perdendo seus espaços culturais, Petrópolis acaba de ganhar um espaço totalmente dedicado à fotografia fine art. É o Espaço Judith Munk, em Araras. Judith Munk foi uma imigrante húngara que na fuga do nazismo veio para o Brasil se tornar uma das mulheres pioneiras da fotografia no país.

Enfrentou a perseguição contra os judeus na Europa e, já no Brasil, a enorme resistência à mulher no papel de realizadora da fotografia. Teve forte ligação com o budismo e o hinduísmo em uma época em que mal se falava em busca espiritual. Em 1950 comprou um terreno junto ao rio Araras onde criou seu refúgio.

E foi justamente neste terreno que seu filho Roni Munk desenvolveu o espaço dedicado à fotografia. Uma homenagem ao pioneirismo de sua mãe, mas também uma forma de se manter envolvido com a paixão pela arte fotográfica que ele herdou. O espaço acaba de ser inaugurado e contará com exposições de diversos artistas contemporâneos.

Além das lindas fotografias expostas, o ambiente do Espaço Judith Munk conta com duas outras atrações deslumbrantes: a natureza que cerca o local se integrando à galeria e a arquitetura do ambiente, todo em vidro e madeira, que agrega ainda mais a natureza ao ambiente. O projeto foi inspirado na arquitetura contemporânea de Kenko Kuma. Ao olhar para baixo da varanda pode-se ver a casa onde Judith viveu e o rio Araras, com suas águas que chegam a participar da trilha sonora do ambiente.

A primeira exposição por sinal chama-se D’Água. É uma exposição coletiva de 15 renomados fotógrafos e o elemento água está presente de alguma maneira em todas as imagens.  Além das fotografias, também estão à venda livros de alguns dos fotógrafos e a biografia de Judith Munk.

A visitação – totalmente gratuita – é mediante agendamento pelo whatsapp (21) 97561-6210. A galeria contará também com cursos, eventos e workshops voltados sempre para a fotografia. Mais informações sobre o espaço podem ser conseguidas nas redes sociais da produtora cultural Rococó Clean.

 

SERVIÇO:

O Espaço Judith Munk está localizado na rua Bernardo Coutinho, em Araras. Visitas mediante agendamento. A exposição D’Água vai até o dia 12 de janeiro 2020.

 

Produção: Rococó Clean

Artistas: Ana Carolina Fernandes, Alexandre Sant’anna, Alberto Prado, Analize Nicolini, André Joaquim, Erica Modesto, Fábio Petry, Luca Atalla, Priamo Melo, Rogério Reis, Ricardo Azoury, Roni Munk, Simone Vieira, Uiler Costa e Walter Firmo.

Curadoria: Érica Modesto, Gabriela Toledo, José Eduardo Pachá e Vivian Faingold

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

1 comentário
  1. Adélia Martins Ferreira Mostar Diz

    Que maravilha!

    Parabéns à todos e a você querida Érica. Assim que puder vou conhecer.

    bjoo,
    Adélia Martins

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.