PETRÓPOLIS: Edital que vai selecionar apresentações culturais via internet será lançado este mês O objetivo é levar entretenimento neste período de isolamento social e ainda valorizar artistas de Petrópolis, já que a produção de eventos está entre os setores que mais sofreram por conta da prevenção ao coronavírus.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) vai lançar, neste mês, o edital que vai selecionar até 100 projetos de apresentações culturais pela internet. O objetivo é levar entretenimento neste período de isolamento social e ainda valorizar artistas de Petrópolis, já que a produção de eventos está entre os setores que mais sofreram por conta da prevenção ao coronavírus. Com as produções culturais paralisadas, além de museus, teatros e o Centro de Cultura Raul de Leoni fechados, a proposta é fazer com que a oferta de conteúdo cultural continue através das plataformas digitais.

Serão aceitos projetos culturais apresentados em formato de vídeo com até 50 MB e no mínimo de 15 e máximo de 30 minutos com conteúdo cultural que seja desenvolvido por agentes do município. O valor investido será, inicialmente, de R$ 120 mil, ou seja, R$ 1.200 para cada projeto selecionado.

“Mesmo após o período de quarentena, a prevenção ao coronavírus vai continuar. Isso significa que grandes eventos, com aglomeração de público, não poderão acontecer. É importante que a gente continue fomentando o setor da cultura na cidade com ações como essa. É uma forma de levarmos o conteúdo das produções locais para todos os petropolitanos e valorizarmos nossos artistas”, frisa o diretor-presidente do IMCE, Renato Freixiela. “Tivemos um atraso na liberação do edital porque todos os esforços estão, prioritariamente, voltados para a saúde e a prevenção ao coronavírus, mas sabemos também da importância desse edital para a classe”, completa.

O vídeo deverá ser produzido individualmente, ou no máximo por dois artistas, desde que residam no mesmo endereço, e mediante apresentação de comprovante de residência de ambos. A seleção de projetos culturais será realizada em duas categorias: projetos que sejam desenvolvidos especificamente para o edital ou vídeos já veiculados anteriormente, desde que apresentados nos formatos estabelecidos pelo edital.

Serão aceitas performances musicais, cênicas, e de dança; vídeo aulas; oficinas; leitura dramatizada; recital; contação de histórias; filmes; animações; palestras sobre conteúdo cultural; entre outros. Os projetos deverão ser enquadrados em uma das seguintes áreas: Artesanato, Artes Plásticas/Visuais, Audiovisual, Bandas Marciais, Canto Coral, Culturas Afro-brasileiras, Indígenas e Populares, Cultura Germânica, Cultura Urbana, Dança, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Literatura, Música, Teatro ou Patrimônio Histórico.

As inscrições serão realizadas pela internet, no site da prefeitura. O link será divulgado nos próximos dias. A seleção será conduzida pelo DELCA – Departamento de Licitações e Contratos Administrativos da Prefeitura Municipal de Petrópolis, sendo que a análise técnica dos projetos será realizada pela comissão de avaliação formada por servidores.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.