Em sua segunda edição, o Encontro de Mediadores do Estado do Rio se consolida como o mais importante evento sobre mediação do Rio de Janeiro e do Brasil. E Petrópolis, sede do evento, recebe desembargadores, juízes, procuradores, mediadores, servidores do Poder Judiciário e especialistas no tema sábado e domingo (22 e 23.09). O evento abrange a abertura da Semana da Mediação, realizada pelo programa Petrópolis da Paz, que conta com várias palestras até o dia 30 de setembro, com profissionais renomados da área de mediação de conflitos.

A solenidade de abertura está marcada para sábado, às 10h, no hotel Vale Real, na BR-040, Km 62, em Itaipava e terá a participação do prefeito Bernardo Rossi, da conselheira do Conselho Nacional de Justiça, desembargadora Daldice Santana e do desembargador Cesar Cury, além da apresentação do Coral Dó Ré Mi.

No sábado (22.09) e domingo (23.09) o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, oferece uma ampla programação de palestras, com tema “Mediação e gestão de conflitos: novos contornos de aplicabilidade”. A primeira palestra começa às 14h, e vai reunir desembargadores, juízes, procuradores, mediadores, servidores do Poder Judiciário e especialistas no tema. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo site da Emerj.

“Preparamos uma semana com profissionais de qualidade, que atuam na área de mediação, para que o encontro possa ser rico em informações e para que cada vez mais a mediação de conflitos seja de entendimento de todos.Queremos que as pessoas conheçam o trabalho da mediação e que possam ter ciência que existem várias outras formas de resolver nossos conflitos sem precisar recorrer ao judiciário”, explicou a Coordenadora do programa, Elsie-Ellen Carvalho.

Já durante a Semana da Mediação são 10 palestrantes abordando os temas: Mediação Escolar, Advocacia Colaborativa, Empresa Familiar, Mediação Empresarial, Atuação Complementar e Colaborativa entre Advogados e Mediadores, Mediação em Nosso Cotidiano, Evolução da família e Mediação Comunitária. Os encontros acontecerão em 5 locais: Universidade Católica de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Arthur Nelson Sá Earp, Centro de Cultura e Casa da Educação Visconde de Mauá.A programação completa você confere no site do Petrópolis da Paz (www.petropolis.rj.gov.br/petropolisdapaz).

As pessoas que participarem das palestras poderão receber um “Certificado de Participação” que está sendo oferecido pelo Petrópolis da Paz. Basta fazer o cadastro através do  e-mail semanadamediacao@gmail.com e no dia da palestra assinar a lista de presença. O certificado chegará por e-mail.

A Semana da Mediação será encerrada no dia 30 de setembro com uma Caminhada pela Paz, às 9h, na Avenida Barão do Rio Branco. O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Gabinete da Cidadania, além do Tribunal de Justiça, Delegacias de Petrópolis, Conselho Estadual e Municipal de Segurança Pública, Procon, Conselho Tutelar e Universidades.

Petrópolis da Paz lança curso online

Também no sábado (22.09), será lançado pelo programa Petrópolis da Paz o curso online de Introdução à Mediação – primeiro do estado do Rio de Janeiro, com duração de 24 horas. São 500 inscrições gratuitas que começam a partir do dia 24 de setembro. O cadastro pode ser feito através do site do programa Petrópolis da Paz (http://www.pmp.intranet/petropolisdapaz/).A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Pauta Online. O objetivo do curso é divulgar e informar a população sobre o projeto de mediação de conflitos, baseado na Lei Federal nº 13.140, e após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, em 2017, por meio da Lei Municipal n° 7.532.