Petrópolis é enredo da escola de samba Vila Isabel em 2019 Desfile não contará com aporte do dinheiro público do município, mas mídia espontânea poderá aquecer a economia da cidade por meio do turismo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

No Carnaval todos os olhares do mundo estão voltados para um mesmo lugar: o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio. E em 2019, Petrópolis será o centro das atenções de uma das principais escolas de samba do grupo especial, a tricampeã Unidos de Vila Isabel. As semelhanças – com o passado histórico – entre o município e um dos primeiros bairros cariocas, a Vila Isabel, onde a escola foi criada, fizeram com que a Cidade Imperial fosse escolhida como enredo de seu desfile em 2019. O desfile, apesar de não ter nenhum aporte do dinheiro público de Petrópolis, poderá ajudar a fortalecer a economia através do turismo e destacar a cidade ainda mais no cenário internacional.

“Foi uma honra receber a notícia de que a cidade pode ser destaque no Carnaval do Rio, o melhor e mais conhecido Carnaval do mundo. Essa mídia espontânea vai fazer com que mais pessoas conheçam nosso município, nossa história, e se sintam tentadas a vir conhecer pessoalmente nossas belezas. E ter a história de Petrópolis contata através da Vila Isabel, uma das melhores escolas de samba do país, é uma honra ainda maior”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A Vila Isabel começará fase da captação de patrocínio para a realização de seu desfile 2019. O desfile das 13 escolas do grupo especial é transmitido pata todo o Brasil e mais de 100 países. São 500 mil pessoas no sambódromo em todos os dias e desfiles de todos os grupos, uma movimentação de R$ 3 bilhões apenas na capital que chega a receber 1 milhão de turistas.

“Sem aplicação de dinheiro público, concretizando o enredo, Petrópolis terá uma homenagem ímpar e ainda conquista visibilidade para o turismo fortemente calcado em sua história, motivo de ter sido escolhido pela Vila Isabel para esta homenagem”, estima o prefeito Bernardo Rossi.

Fernando Fernandes, presidente da Escola, quer Petrópolis presente sábado (05.05), às 13h, na quadra da Vila Isabel, para o lançamento oficial do enredo. “Vamos interagir com a cidade e queremos Petrópolis envolvida com a escola, rumo ao título em 2019”, convoca.

Bairro de origem da escola de samba, Vila Isabel fazia parte da Fazenda do Macaco quando foi doada por D. Pedro I à sua segunda esposa, a Imperatriz Amélia. Com a ida do casal para Portugal, a fazenda ficou abandonada. Em 1872, ano considerado de sua fundação, o local foi comprado por um empresário, que decidiu lotear e urbanizar a área, sendo escolhido o nome Vila Isabel em homenagem à Princesa Isabel. Hoje, a escola de samba também leva em seu brasão a coroa da princesa. A semelhança dessa história que tem como base a família real é a principal relação com Petrópolis.

“A cultura de Petrópolis é muito rica. Temos muito para mostrar. E mostrar dentro dessa festa tão bonita, tão popular em todo país, vai valorizar ainda mais o que temos”, avalia o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

A mídia espontânea também poderá fazer com que Petrópolis seja mais conhecida não só no Brasil, como mundo afora. Já que muitos estrangeiros gostam e acompanham o Carnaval carioca. Segundo o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, a prefeitura vem buscando apoiar todas as ações que tenham como conseqüência o fomento do turismo na cidade.

“Petrópolis ganhará uma visibilidade surpreendente com o desfile da Vila Isabel. Vamos fortalecer ainda mais nossa imagem no mundo e fortalecer o turismo. Com isso, aquecer nossa economia, já que o turismo é um dos principais pilares do município”, completa ele.

Fonte: IMCE

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

2 Comentários
  1. Daniele Diz

    Eu quero muito ir e poder desfilar na Vila!!

  2. Fernanda Diz

    Dia 06/05 é domingo.
    O lançamento é sábado ou domingo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.