Por Guilherme Nascimento Oliveira

 

Igreja do Rosário ao fundo e na Praça da Inconfidência ficavam os boxes

A cidade de Petrópolis é conhecida mundialmente por ter em seu território a residência de verão da família imperial, sendo altamente utilizada durante o reinado de D. Pedro II, o que atraia as elites para a cidade, além de outras figuras ilustres, algo que se alastrou durante o período republicano, onde vários presidentes, com destaque para Getúlio Vargas, passavam o verão no palácio Rio Negro, trazendo alguns assessores e ministros.

Além disso a cidade se destaca pelo seu polo cervejeiro, polo de modas, culinária, entre outros, no esporte é possível afirmar que a cidade é uma das capitais do automobilismo nacional, mesmo sem ter uma pista profissional e contando apenas com um kartódromo interno, num Shopping do bairro Alto da Serra.

Algumas das principais equipes de Stock Car, estão situadas na cidade, como a Red Bull/ Cimed Racing Team, Vogel Motosport, Shell Racing e Ipiranga Racing, sendo as duas últimas pertencentes a Matheis Motosport, nela correm pilotos como Thiago Camilo, Felipe Fraga e Ricardo Zonta, que já correu na fórmula 1.

A tradição do esporte a motor é antiga na cidade, tendo seu auge entre as décadas de 1950 e 1970, quando as corridas de rua agitavam o centro histórico, com direito a participação de pilotos que passaram pela Fórmula 1 como: Alex Dias Ribeiro, Wilson Fittipaldi, além de Emerson Fittipaldi que venceu por duas vezes o mundial de fórmula 1 e a categoria de fórmula indy nos Estados Unidos.

Centenas de pessoas trabalham na cidade imperial no desenvolvimento de carros que chegam a 250 Km, são chassis enviados pela Chevrolet, que nesta temporada é a única fabricante, sendo o carro Sonic, o escolhido para a competição, os motores são aspirados e tem oito cilindros.

Os pilotos ligados a Petrópolis com chance de brigar pelo título desta temporada são: Felipe Fraga, vice-líder da competição e Átila Abreu, terceiro colocado, o primeiro corre pela Red Bull e o segundo pela Shell.

 

Sobre Guilherme Nascimento Oliveira

Guilherme Oliveira é o mais recente colaborador do Portal Giro, graduando em História na UNIRIO, foi atleta, jogador de futebol no Petropolitano Foot-Ball Club, no atua com mídia esportiva desde 2013, é repórter e comentarista de esportes diversos, principalmente no futebol e no automobilismo.