Petropolitanos vão conhecer, nesta sexta-feira (21.09), as fantasias que vão representar a Cidade Imperial na Sapucaí em 2019. A Vila Isabel, que escolheu contar a história de Petrópolis no enredo do próximo ano, promove sua festa de apresentação de protótipos, como são chamadas as fantasias, com uma noite de muito samba no Palácio Quitandinha. Bateria, passistas e a diretoria da agremiação carioca sobem a Serra para mostrar que os petropolitanos vão se reconhecer em cada detalhe das fantasias.

Com o enredo “Em nome do Pai, do Filho e dos Santos. A Vila canta a Cidade de Pedro”, a Vila Isabel será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval e vai mostrar todo o luxo do Império, com fantasias que remetem às roupas usadas naquela época, mas também terá espaço para fantasias que representam a fauna; as novas tecnologias; Santos Dumont e sua casa, “A Encantada”; a libertação dos escravos; entre outras que ajudam a contar parte da história da cidade.

“Criamos uma interação direta com ações da escola e da prefeitura para que a cidade se reconheça no desfile. O enredo envolve tudo de melhor da cidade, de uma forma poética”, explica o carnavalesco Edson Pereira, que promete que moradores da cidade deverão se identificar com os carros alegóricos e fantasias que irão contar a história do município.

Para festa de apresentação dos protótipos, os ingressos foram distribuídos para o segmento de escolas de samba e blocos carnavalescos de Petrópolis, além de convidados. “É muito importante esta integração entre a Vila Isabel e o segmento de samba daqui. Queremos que dessa oportunidade surjam diversas outras ações para fomentar o setor no município”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.