Petrópolis celebra pela primeira vez o Dia do Cooperativismo

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Atividades físicas, atendimentos de Saúde e Beleza, orientações financeiras e apresentações culturais marcaram o evento Dia C – Dia de Cooperar realizado no último domingo, 08 de julho, na Praça da Liberdade.  A mobilização nacional foi realizada pela primeira vez em Petrópolis, reunindo todas as cooperativas da cidade, em um evento com oferta de serviços gratuitos à população.

Além de divulgar a importância do cooperativismo, a ação estimulou o voluntariado com a realização de uma caminhada solidária que arrecadou alimentos não perecíveis para instituições sociais.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Vinicius Mesquita destacou a importância de Petrópolis sediar o Dia C, que é uma iniciativa nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e espera a mobilização tenha continuidade ao longo dos anos.

“Através do movimento Dia de Cooperar, temos a oportunidade de mostrar a força do cooperativismo e o quanto as cooperativas trabalham em prol da responsabilidade social e da cooperação, através de ações voluntárias e do engajamento dos cooperados”, avalia Vinicius Mesquita.

 “O Dia de Cooperar representa para nós, cooperativistas, um compromisso com o desenvolvimento sustentável. A ideia é que iniciativas como essas demonstrem, na prática, o papel desempenhado pelas cooperativas como agentes de transformação de realidades. Ao colocar em prática o princípio cooperativista do interesse pela Comunidade, nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que vivem ao nosso redor”’, complementa o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro.

Atividades para adultos e crianças aprovaram as atrações do Dia C

O Dia C promoveu além das atividades físicas – caminhada, alongamento e zumba, atendimentos gratuitos à população: aferição de pressão e teste de glicemia, orientação nutricional e de higiene bucal, educação financeira e serviços de beleza. A aposentada Maria Regina Moreira, 65 anos, levou a neta e a sobrinha para participar do Dia C, para ela, é muito importante promover eventos para todas as idades.

“Que dia feliz. Foi maravilhoso, pois tivemos a educação financeira e a escovação e orientações dos dentistas para as crianças e eu aproveitei para ver a minha pressão e glicose se estavam em dia. É muito importante ter eventos assim para toda família pois a gente pode ir despreocupado com a hora de ir embora”, afirma a aposentada.

Conhecendo Petrópolis pela primeira vez, o carioca Marco Aurélio Guimarães, 52 anos, se emocionou com a apresentação do Dó Ré Mi e do Coral da Usimed.

“Não tem preço a gente sair do Rio de Janeiro e poder passar a manhã em uma praça pública com atividades variadas e serviços de graça. Foi lindo ver os coralistas se apresentando e eu ainda aproveitei para cortar o cabelo. Levo de Petrópolis não só as belezas da cidade e receptividade dos moradores, mas a memória dessa manhã tão agradável com a comemoração ao dia do cooperativismo”, disse o engenheiro.

O Dia C é uma iniciativa do Sescoop e reuniu as cooperativas do município: Unimed Petrópolis, Unicred Serra Mar, Uniodonto, Unifop, Usimed, Bella Coop, Petropolitana Santa Fé Cooperativa de Consumo e Líder Trirriense, com apoio do Instituto Mix, Bramil, Vida Emergências Médicas e Prefeitura de Petrópolis.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.