Servidores públicos municipais que fizerem doação de sangue poderão ter sua falta abonada, além de terem direito a mais um dia de folga. É o que propõe a indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão, aprovada nesta terça-feira (11), na Câmara Municipal.
O objetivo é incentivar a doação voluntária de sangue, a fim de ampliar o número de doadores e vidas salvas. “É alarmante a situação dos bancos de sangue, que sofrem com estoque baixo durante todo ano, por isso, precisamos divulgar e disseminar a importância deste ato voluntário de amor ao próximo”, comenta o vereador.
O anteprojeto apresentado sugere que o funcionário requisite autorização prévia de sua chefia para a liberação da data e, após comprovação, será determinado o dia de folga, devendo ser durante o ano em que o servidor tenha doado sangue. “O impacto financeiro e orçamentário desta lei, bem como os dias de folga dos servidores, serão insignificantes quando comparados ao benefício gerado pela criação desta norma, uma vez que a parcela da população que doa sangue no Brasil é de apenas 2%, porcentagem muito aquém da média dos países desenvolvidos, que é de 7 a 8%”, finaliza Paixão.
Comentários estão fechados.