Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.

Petrópolis cadastra três grupos para vacinação simultaneamente

Idosos de 85 a 89 e acamados seguem sendo vacinados

A Secretaria de Saúde está cadastrando atualmente três grupos para a vacinação contra a Covid-19 – a aplicação das doses é realizada de forma simultânea, e atende pessoas de todos os grupos ao mesmo tempo. Estão abertos cadastros para idosos de 85 a 89 anos; pacientes acamados com mais de 60 anos; e profissionais de Saúde ainda não vacinados com mais de 60 anos, que atuam em clínicas, consultórios, laboratórios, hospitais e outros locais. Também podem se cadastrar, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 que tenham algum tipo de comorbidade. Idosos com mais de 85 anos continuam sendo vacinados em quatro pontos de vacinação e pacientes acamados cadastrados continuam recebendo a vacina em casa. A partir de terça (2/3) a Secretaria de Saúde ampliará a vacinação para os profissionais de Saúde do grupo especificado, em um ponto de vacinação no Hospital Nelson de Sá Earp.

“É importante que as pessoas saibam que a vacinação está sendo ampliada para atender o grupo dos profissionais de Saúde, mas continua para os demais grupos que já vinham sendo vacinados”, assinala o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisando que a vacinação dos idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos continuará sendo feita nos dois pontos de drive thru e nas UBSs do Itamarati e do Quitandinha. “Ao mesmo tempo as equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) continuam vacinando os pacientes acamados em casa. É um trabalho simultâneo, que acontece em diferentes frentes e que será sempre ampliado com a chegada de mais doses da vacina” afirma o secretário de Saúde.

O cadastro para a vacinação de pacientes acamados com mais de 60 anos foi ampliado até sexta-feira (05/3). O cadastro deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Até a tarde de domingo (28/2) 1.683 pacientes acamados já tinham sido cadastrados junto à Secretaria de Saúde para receber a vacina contra a Covid-19.

Também continua aberto no site a prefeitura, o cadastro para a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Até o início da tarde de domingo, 2.246 idosos nesta faixa etária já tinham sido cadastrados pelo município. A vacinação, que teve início no dia 24 deste mês, está sendo realizada em quatro locais: postos de drive thru na UCP Benjamim Constant (Centro) e no Parque de Exposições, em Itaipava; e nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. Por dia a Secretaria de Saúde disponibiliza 500 vagas (mediante cadastramento) – 150 em cada ponto de drive thru e 100 em cada uma das UBSs. No momento do cadastro é importante estar atento a data em que o agendamento foi feito.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde está disponibilizando também, a partir desta segunda-feira (1º/3) dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação – pessoas a partir de 85 anos – possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém ainda um canal de comunicação direto com a população, via WhatsApp, para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas para o número (24) 99946-1161.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também