Petrópolis apresenta nível de poluição elevado, diz empresa americana que presta serviços de previsão do tempo

O nível atingido foi de 86 pontos em uma escala de medição que se inicia com zero, quando o estado está “Excelente”, e pode chegar a mais de 250 pontos, quando “Perigoso”.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

Neste sábado (14), a AccuWeather, uma empresa americana que presta serviços comerciais de previsão do tempo em todo o mundo, divulgou em seu site que o índice de qualidade do ar atual (AQI) no município de Petrópolis, na Região Serrana do RJ, apresentava nas primeiras horas do dia um nível de poluição elevado, não saudável para grupos sensíveis, classificado como “ruim”. O nível atingido foi de 86 pontos em uma escala de medição que se inicia com zero, quando o estado está “Excelente”, e pode chegar a mais de 250 pontos, quando “Perigoso”.

Imagem: Reprodução / AccuWeather

A previsão para este sábado é que, durante a maior parte do dia, continue com o status de “ruim”, mas no período da tarde o nível deve atingir a classificação de “insalubre”, com previsão de 113 pontos. Quando ocorre esta classificação, os grupos de pessoas sensíveis podem sentir imediatamente os efeitos à saúde. Indivíduos saudáveis podem sentir dificuldades de respiração e irritação na garganta em caso de exposição prolongada. A recomendação da empresa é que se reduza as atividades ao ar livre.

Qualidade do ar na manhã deste sábado (14). Imagem: Reprodução / AccuWeather

Segundo a AccuWeather, os dados apresentados em seu site são baseados em poluentes atmosféricos atuais, levando em consideração uma escala numérica onde o nível do ar com qualidade “ruim” está indicando o volume entre 50 e 99 pontos. O índice apresentado na manhã deste sábado, era de 86 pontos. A classificação de nível “insalubre”.

Imagem: Reprodução / AccuWeather
Imagem: Reprodução / AccuWeather
Imagem: Reprodução / AccuWeather

A AccuWeather explica que o índice de qualidade do ar atual (AQI) fornece informações sobre a qualidade do ar que você está respirando e os possíveis impactos na sua saúde. A empresa monitora pelo menos seis poluentes diferentes que impactam a pureza do ar e a sua saúde.

A classificação do índice de qualidade do ar atual (AQI) prevista para os próximos dias continua sendo “ruim”. Neste domingo (15), dia das eleições municipais, o índice deve atingir 86 (Ruim), na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), há previsão do índice atingir 59, também com classificação “ruim”.

Ainda de acordo com a AccuWeather, todas as informações e dados brutos de qualidade do ar foram obtidos pela Plume Labs. Embora a AccuWeather deseja fornecer informação precisa quanto às previsões de qualidade do ar, os dados ou informações podem não ser sujeitos a testes de garantia de qualidade para determinar a precisão real. As informações associadas com os mapas de qualidade do ar são tão atuais quanto possível e são exibidas assim que transmitidas no site da empresa, incluindo índice atual, previsão, dados diários e de hora em hora da qualidade do ar.

A empresa reforça ainda que todos os dados e informações são apresentados apenas para o benefício do público e não devem ser considerados definitivos de forma alguma. Todos os monitoramentos de qualidade do ar estão sujeitos a limitações de equipamentos e sensores e flutuações intermitentes que podem trazer leituras inválidas ou incorretas. Todas as informações e dados de qualidade do ar são derivados de um conjunto separado de valores e dados de monitoramento do ar, baseados em registros de concentrações dos principais poluentes para cada dia. As medições brutas são então convertidas pela Plume Labs em valores que constituem o Índice de Qualidade do Ar (AQI), usando padrões e diretrizes desenvolvidos pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por outros estudos científicos consultados pela Plume Labs. Os dados e informações da qualidade do ar estão sujeitos a mudanças a qualquer momento. A AccuWeather reforça ainda que não tem nenhum dever ou responsabilidade legal quanto à precisão, integralidade ou correção das informações e dados de qualidade do ar, e expressamente renuncia à responsabilidade quanto a todo ou qualquer dano ou perda que possa ter sido causado a você ou terceiros, direta ou indiretamente, como resultado de qualquer informação obtida a partir destes dados de qualidade do ar. Basear-se em dados ou informações de qualidade do ar para qualquer tipo de aconselhamento, incluindo médico, é estritamente proibido. A AccuWeather renuncia, desde já, a quaisquer representações e garantias quanto aos dados e às informações sobre a qualidade do ar, incluindo, mas não se limitando a, quaisquer garantias implícitas de precisão, adequação para utilização e comercialização. Todos os dados e informações de qualidade do ar estão sujeitos aos Termos e Condições da Plume Labs, que podem ser acessados aqui. https://tutorial.plumelabs.com/post/terms_of_use/

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.