Divulgação

Petrópolis anuncia dose de reforço cinco meses após a segunda dose, em pessoas a partir de 18 anos

Será necessário fazer o agendamento no site da Prefeitura. Cadastro abre domingo
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter

A Prefeitura de Petrópolis anunciou nesta sexta-feira (19) a reorganização da campanha de vacinação contra covid-19 no município. As mudanças visam o atendimento às novas deliberações do Ministério da Saúde, que autorizaram a dose de reforço para toda a população adulta (com mais de 18 anos) e reduziram de seis para cinco meses o intervalo entre a segunda e a terceira dose, para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. Para evitar filas e falta do imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde está adotando o agendamento para organizar esta nova etapa, garantindo que todos os que fizerem o cadastro no site da Prefeitura e encontrem suas doses nos postos de vacinação.

O cadastro para o reforço será liberado para toda a população adulta a partir de domingo (21). Basta acessar o site da Prefeitura e clicar em Cadastro Vacinação Covid-19 e informar, além do CPF e data de nascimento, que o agendamento é para 3ª dose. Importante observar o prazo de intervalo necessário após a segunda dose. De acordo com o Ministério da Saúde a dose de reforço é destinada a pessoas que receberam as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac

Pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer podem tomar a segunda dose após 21 dias
Petrópolis também já está adotando o novo intervalo entre primeira e segunda doses para quem tomou a vacina da Pfizer. Agora, todos os que comparecerem aos postos já terão o retorno agendado para 21 dias depois, conforme novas notas técnicas válidas em todo o território nacional e novas regras para distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde.
Para aqueles que já receberam a primeira dose, mas ainda aguardam o prazo para tomar a segunda, esta redução de intervalo será feita de forma escalonada, já que é preciso evitar filas nos postos e garantir que o município tenha doses em quantidade suficiente para adotar a medida. A Secretaria Municipal de Saúde definiu que este público será chamado em grupos, levando em conta a data da primeira dose. A medida é a mesma adotada a partir de reduções de intervalos entre primeira e segunda doses feitas anteriormente.

Veja como fica a vacinação:
1º dose:


Cadastro segue aberto para todas as pessoas maiores de 12 anos
2ª dose


Não é necessário cadastro, basta retornar ao posto em que recebeu primeira
Dose de reforço


Cadastro a partir de 21/11 para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de 5 meses.
*De acordo com o Ministério da Saúde a dose de reforço é destinada a pessoas que receberam as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac.


Antecipação Pfizer para 21 dias


A Secretaria de Saúde irá divulgar um calendário para antecipação da segunda dose para pessoas já vacinadas com a Pfizer. Neste momento podem receber a segunda dose antecipada, pessoas que receberam a primeira dose até 15 de setembro. Não é necessário cadastro.

  • Vacina Janssen*
    Petrópolis aguarda orientações do Ministério da Saúde para definir as medidas a serem adotadas com pessoas que tomaram a dose única da Janssen. Isso porque, embora o Governo Federal tenha anunciado a segunda dose e também o reforço para este grupo, ainda não há informações detalhadas sobre como será feita a distribuição da vacina aos estados e municípios. Assim que houver o detalhamento e a chegada de imunizantes, Petrópolis vai finalizar o planejamento para atender este grupo e anunciar a forma como será feito o atendimento.
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no twitter
Twitter

veja também

Comentários estão fechados.