Foto: Reprodução da internet

Petrópolis: Ações da Campanha Outubro Rosa serão estendidas até o dia 31 de outubro

As consultas serão realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro.

A prefeitura de Petrópolis e a Secretaria de Saúde do município informam, através da Área Técnica da Saúde da Mulher, que as ações da Campanha Outubro Rosa, que tiveram início no dia 17, serão estendidas até 31 de outubro, tendo o dia 24 como O Dia D nas atividades de saúde. Mutirões de consultas e exames serão realizados em duas unidades específicas, Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde. Todas as demais unidades de saúde de Petrópolis também estarão de portas abertas aos atendimentos. O objetivo principal da campanha é o atendimento da demanda formada pela paralisação dos serviços causada pela pandemia do novo coronavírus. A fila de pacientes para os exames de mamografia se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro deste ano, quando todos os exames tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19 na cidade. 

Entre os dias 17 e 31 de outubro, no HAC, exames de mamografia, radiologia, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética e coleta de preventivo serão realizados pelas equipes de saúde. Dia 24 de outubro, o Dia D da campanha, ações no Centro de Saúde vão prestar atendimentos de coleta de preventivo, ginecologia, nutrição, psicologia, odontologia, orientação de atividades físicas e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites. Todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações e realizadas limpeza e higienização dos consultórios.

Na opinião da secretária de saúde do município, Fabíola Heck, as ações são de extrema importância para a cidade. “Temos anualmente as ações fazendo a diferença no dia a dia da população. Sempre trabalhamos em conjunto com a APPO, justamente para que haja o fortalecimento dos atendimentos, consultas e exames. A campanha é capaz de dar agilidade ao atendimento de muitas mulheres e, este ano, vai colaborar ainda mais com o andamento das filas formadas devido à paralisação imposta pela pandemia do novo coronavírus. Aproveito para pedir encarecidamente para que a população não falte aos exames. Muitas mulheres entram em contato, agendam os exames e faltam no dia sem nenhum aviso prévio, o que acaba comprometendo o andamento dos atendimentos e tirando a vez de outras pessoas”.

As consultas serão realizadas em todas as Unidades de Saúde, tais como Postos de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde e Ambulatório Escola do Hospital Alcides Carneiro. Vale dizer que as obras de adaptação do novo mamógrafo digital do Centro de Saúde tiveram início na última terça-feira, 13 de outubro, e tem previsão de entrega para o mês de novembro.

Segundo a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Mattos, o apoio do município é fundamental para o desenvolvimento do trabalho. “Agradecemos demais a essa parceria que sempre é feita entre a prefeitura e a APPO, principalmente durante as ações da Campanha Outubro Rosa. São ações que, certamente, ajudam muitas pessoas e mostram o alto nível da saúde na cidade”.

Acompanhe, abaixo, todas as datas e ações previstas para a Campanha Outubro Rosa 2020 no município.

Mutirão no Centro de Saúde:

Dia 24 de outubro (Dia D)

– Previsão para coleta de 100 preventivos
– Busca ativa de faltosos da patologia cervical (lesões pré-oncológicas)
– Atendimento de ginecologia
– Atendimento de nutrição
– Atendimento de odontologia
– Atendimento de psicologia
– Testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite
– Orientações de atividades físicas com educadores

Mutirão no Hospital Alcides Carneiro:

Dia 17 de outubro

– Exames de mamografia (24 exames agendados)

Dia 20 de outubro

– Total de 30 exames de radiologia, entre 17h e 21h
– Exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância magnética

Dia 24 de outubro (Dia D)

– Exames de preventivo com o apoio de 3 enfermeiras
– Total de 24 agendamentos de mamografia

Dia 27 de outubro

– Exames de ultrassonografia transvaginal, mamografia e ressonância magnética (total de 30 a 40 exames, sendo agendadas 12 de mamografia)

Dia 31 de outubro

– Total de 24 agendamentos de mamografia

Unidades de Saúde em operação no dia 24 de outubro (Dia D) / 08h às 17h:

– Vila Rica
– Jardim Salvador
– Retiro
– Castelo
– Vila Felipe
– Secretário
– Castelo São Manoel
– Menino Jesus
– Moinho Preto
– São João Batista
– Santíssima Trindade
– Alto Siméria
– Secretário
– Fazenda Inglesa
– Águas Lindas
– Estrada II
– Machado Fagundes
– UBS Morin / Retiro / Itamarati / Mosela / Quitandinha / Pedro do Rio / Araras
– Posse I, II e III
– Alto da Serra I, II, III e IV
– Carangola II
– Vale do Carangola
– Vila Saúde
– Amazonas
– Thouzet
– Caxambu
– Santa Isabel
 – Pedras Brancas
– Castrioto
– Bataillard
– Mosela
– Campo do Lusitano
– Lajinha
– Vale das Videiras

– 24 de Maio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também