Por Gabriel Barbosa
Que o Relógio das Flores é um dos principais pontos turísticos da cidade de Petrópolis, isso todos já sabem, mas, o que muitos não sabem, é que o local já foi uma simples escadaria, em um período onde aquela região do centro histórico do município, nem havia pavimentação.
O ponto turístico, só foi fundado no ano de 1972, para comemorar os 150 anos da independência do Brasil. Naquele período, o prédio acima do relógio ainda não funcionava a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e sediava o Palace Hotel, uma hospedagem com seus requintes de luxuosidade e que chegou a hospedar Santos Dumont, durante o período de construção de sua residência, bem próxima do então hotel.
A hospedaria era frequentemente visitada pelo imperador Dom Pedro II, o que fez com que o então estabelecimento ganhasse notoriedade a nível nacional e internacional, com diversas personalidades estrangeiras se acomodando no local.
Em um período anterior a instalação do Relógio das Flores, a região onde se caracteriza atualmente bastante urbanização, não era pavimentada e algumas ruas subjacentes não existiam. Onde hoje situa-se o lugar mais famoso do município para ver as horas, era apenas uma simples escada.
Com a instalação do Relógio das Flores, ficou evidente que a urbanização, devido a alta visita no local e o aumento de interesse por parte dos turistas de se hospedarem naquele hotel, se tornou ainda maior e expandiu o crescimento econômico naquela região.
Comentários estão fechados.