Localizado no coração da Cidade Imperial, o Obelisco de Petrópolis foi construído com a intenção de homenagear o primeiro centenário do município de Petrópolis, em 1957. A construção do mesmo seria uma homenagem aos pioneiros da cidade, sobretudo o imperador Dom Pedro II.
O monumento, que foi construído a mando do então prefeito, Flávio Castrioto de Figueiredo e Mello para perpetuar o nome dos que ajudaram Koeler a construir a cidade de Petrópolis, possui 20 metros de altura. Em cada face foram colocadas placas de bronze, em forma retangular, medindo 1,30m de largura por 85 cm de altura, possuindo em uma delas, o emblema do Imperador D. Pedro II.
Em sua face frontal está escrito: “Este monumento, marco comemorativo do 1º Centenário da Elevação de Petrópolis à categoria de cidade, foi mandado construir pelo Prefeito Dr. Flávio Castrioto de Figueiredo e Mello, para perpetuar o nome dos que ajudaram Koeler a construir esta cidade, indicar às gerações futuras, desse passado, o caminho do trabalho, da comunidade e do progresso”.
Em 2013, o Obelisco passou por uma série de restaurações, que incluíram desde a recolocação da ponta do monumento que havia sido derrubada, até a reparação de fissuras e limpeza do monumento.
Comentários estão fechados.