O rosa das flores das cerejeiras de Petrópolis já começa timidamente a enfeitar as ruas, com o período da rápida florada – que deve durar, no máximo, 15 dias. É a oportunidade perfeita para os participantes do 1º Concurso Municipal Amador de Fotografias de Cerejeiras se prepararem para fazer aquele clique perfeito da árvore, que é símbolo do Japão, mas também está presente por toda cidade. O Lago Quitandinha, o Museu Imperial, o entorno do Palácio de Cristal, entre outros, são alguns pontos onde é possível admirar e fotografar a beleza das cerejeiras. O concurso, que acontece dentro da programação do Bunka-Sai deste ano, de 1º a 5 de agosto, vai premiar o autor da melhor fotografia com um rodízio de comida japonesa no restaurante Sakura, com direito a um acompanhante.

Falando em Sakura, é assim que as cerejeiras são chamadas no Japão. Cidade brasileira que tem a relação mais antiga com o país oriental, Petrópolis conta com um circuito turístico das cerejeiras e terá o concurso para fortalecê-lo e, ao mesmo tempo, homenagear os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, comemorados este ano. As inscrições podem ser feitas a partir da abertura do Bunka-Sai e as fotografias serão expostas durante o evento. Mas é preciso garantir o clique dentro das próximas semanas, já que o período de floração das cerejeiras dura poucos dias.

“É um concurso para amadores, então qualquer pessoa pode participar, inclusive com fotos feitas pelo celular. Como temos o Circuito das Cerejeiras que sempre encanta os turistas, esperamos que não só os petropolitanos, mas também visitantes da cidade se inscrevam. Teremos duas categorias: uma para adultos e outra para crianças. É importante que os candidatos ao título de melhor foto se inscrevam logo no primeiro dia, pois assim as fotos ficarão mais tempo expostas na festa”, destaca a diretora de turismo e eventos da Turispetro, Camila Thees.

As inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas na administração do Palácio de Cristal, de 01 a 05 de agosto, nos seguintes horários: quarta-feira e quinta-feira das 18h às 20h, sexta-feira e sábado das 11h às 21h e domingo das 10h às 14h. Cada participante poderá inscrever uma fotografia. As fotos deverão conter apenas imagens de cerejeiras localizadas em Petrópolis, portanto não serão aceitas fotografias tiradas fora da cidade. O concurso vai ser realizado no dia 5 de agosto, dia do encerramento da Bunka-Sai, às 17h.

As fotos serão julgadas por uma comissão formada por três fotógrafos profissionais. O regulamento do concurso será disponibilizado no site da prefeitura, no link: http://www.petropolis.rj.gov.br.

O prêmio para o vencedor da categoria adulto será o jantar com acompanhante. Já para a categoria infantil o primeiro lugar ganhará seis meses de curso prático de desenho de mangá, o segundo lugar três meses e o terceiro colocado dois meses do curso.

Fonte: Turispetro

Crédito da foto: Jaqueline Ribeiro