Pela primeira vez, Réveillon de Vitória (ES) terá fogos silenciosos

A noite de Réveillon de Vitória, no Espírito Santo, contará pela primeira vez com fogos silenciosos. A opção pelos explosivos sem ruído tem o objetivo de preservar animais e humanos que sofrem com o barulho.

O prefeito da cidade, Luciano Rezende, anunciou o uso dos fogos silenciosos no sábado (14), através das redes sociais. “Pessoas mais sensíveis, idosos, enfermos e animais domésticos agradecem!“, escreveu.

Os fogos que serão utilizados fazem barulho, mas emitem ruídos mais baixos que os convencionais. Eles serão soltos em Camburi, com 17 minutos de espetáculo, e nos bairros Santo Antônio e São Pedro, com 10 minutos.

Em Camburi, a soltura dos explosivos será feita por meio de três balsas que estarão localizadas nos bairros Jardim Camburi, Jardim da Penha e Mata da Praia. No último, haverá também um palco para atrações musicais. A prefeitura enviará ainda duas balsas para os bairros Santo Antônio e São Pedro.

A opção por fogos silenciosos já tem sido feita há algum tempo. No ano passado, municípios como São Paulo, Campinas, Santos e Ubatuba optaram pelos explosivos com menor ruído. Neste ano, São Lourenço do Sul (RS), Palhoça (SC) e Piratininga (SP) são algumas das cidades que confirmaram o uso de fogos silenciosos na noite de Ano Novo.

Em alguns municípios, leis que proíbem fogos de estampido foram aprovadas. Dentre eles, Pouso Alegre (MG), Curitiba (PR), Mogi das Cruzes (SP), Araraquara (SP), além do estado do Rio Grande do Sul. Na cidade do Rio de Janeiro, os fogos que produzem ruído alto também foram proibidos, através de decreto, pelo prefeito Marcelo Crivella.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

veja também

Leave a Comment