Alunos da escola municipal Monsenhor João de Deus Rodrigues participaram de uma atividade diferenciada nessa sexta-feira (23.03). Eles puderam conhecer uma área ambiental preservada, localizada na Fazenda Retiro das Pedras, em Pedro do Rio. No local, o Grupo Petrópolis inaugurou uma trilha ecológica.

A trilha tem 500 metros e poderá ser visitada por alunos das escolas da região mediante agendamento. A iniciativa faz parte do programa de preservação ambiental do grupo – AMA – que, na mesma fazenda, já realizou o plantio de 500 mil árvores.

O evento, que reuniu 40 alunos, contou com a participação do prefeito Bernardo Rossi, do presidente do Grupo Petrópolis, Walter Faria, dos secretários municipais de Educação e Meio Ambiente, Samea Ázara (interina) e Fred Procópio; além do presidente da Câmara Municipal, Paulo Igor e do deputado federal Otavio Leite.

“Agradeço muito ao Grupo Petrópolis por abrir a fazenda para nossa rede municipal de ensino. Educação ambiental é uma das nossas bandeiras e o grupo sempre nos abraçou com projetos envolvendo as escolas. Além disso, o Grupo emprega muitos petropolitanos, um orgulho para nossa cidade”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

“Essa trilha foi construída pensando nas crianças. Queremos que elas aprendam sobre a importância do meio ambiente conhecendo a floresta”, disse Walter.

Placas indicativas mostram os nomes das espécies raras, como angico branco. Ao longo da trilha, em um caminho de pedras, uma queda d’água encantou os estudantes. Tudo foi construído sem retirar as árvores do caminho. Durante a caminhada, em pontos estratégicos, as crianças puderam parar para descansar e fazer um lanche saudável, com frutas, sucos e sanduíches.

“Foi emocionante. Nunca tinha participado de algo tão diferente. Esse lugar é lindo. Fiquei muito animada”, disse Rayane da Silva Nazario, de treze anos, aluna do 7º ano da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues.

Yana Gomes, também do 7º ano, tirou fotos com as amigas ao longo do percurso, para mostrar a família, a beleza do lugar. “Um lugar tão bonito, parece paisagem de filme. Foi uma manhã muito feliz para todos nós”.

Na ocasião, a secretária de Educação Interina, Samea Ázara, agradeceu o apoio do Grupo Petrópolis. “Realizamos atividades diversificadas na rede buscando a conscientização ambiental, mas, nada melhor do que vivenciar na pratica. Abrir a trilha para que os alunos da nossa rede possam conhecer as belezas da natureza e uma atitude louvável. Só temos a agradecer ao Grupo Petrópolis”, contou Samea.

Segundo Fred Procópio, o contato com o meio ambiente é fundamental nas atividades com as crianças. “O grupo Petrópolis, com essa atitude, amplia o leque de ambientes favoráveis para a pratica da educação ambiental com as crianças”, contou.

“Queremos que as crianças da comunidade e também das escolas visitem a trilha e conheçam essa fazenda”, explicou Renato de Souza, gerente administrativo do grupo Petrópolis.

Fonte: Prefeitura de Petrópolis