Caminhões já conseguem trafegar no caminho das Três Pedras, um dos locais mais atingidos pela chuva de sábado passado no Caxambu. Dessa maneira, as obras emergenciais realizadas pela prefeitura garantem o escoamento de parte da produção rural da região. Foram necessárias intervenções em quatro locais da estrada, que tem cerca de um quilômetro e meio. O prefeito Bernardo Rossi esteve no local nesta sexta-feira (09.03) acompanhando o trabalho de reconstrução e limpezas das ruas. São mais de 80 homens da Secretaria de Obras e da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) no Caxambu.

“A resposta organizada e eficaz mostra a preocupação da prefeitura com os prejuízos dos produtores. Todas as equipes seguem trabalhando para garantir que todos os moradores do Caxambu retornem a normalidade o quanto antes”, garante o prefeito.

Cerca de 150 famílias vivem da produção rural no Caxambu. Dados do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico estimam que o prejuízo pode chegar aos R$ 5 milhões. Com o acesso liberado, os agricultores podem escoar a produção normalmente. “A gente fica muito satisfeito. Eu estava muito preocupado em perder o trabalho de meses. Mas a ação emergencial da prefeitura, com as equipes de limpeza e de obras, mostra que não estamos abandonados. Com o passar dos dias, o efetivo aumentou e hoje a situação está bem melhor”, garante o agricultor Jorge José de Oliveira, de 44 anos.

O trabalho de limpeza e reconstrução das vias acontece também no caminho da Represa, Lusitano, e nas Ruas Martinho Chrsit, Jorge Almeida Amado e Elisa Mussel. São 10 máquinas e oito caminhões no auxílio das equipes que estão espalhadas pelo Caxambu. “Todo o bairro sofreu muito por causa da chuva, mas ao longo dessa semana as equipes da prefeitura modificaram bastante o panorama do bairro, que está com o acesso melhor e com as ruas mais limpas. Acredito que vamos conseguir voltar a nossa rotina o quanto antes”, disse o empresário Jair Simões, de 37 anos.

“Estou diariamente no Caxambu acompanhando as equipes de trabalho. Com o apoio do governo federal, vamos trabalhar em duas frentes: fazendo a recomposição dos locais danificados e trabalhando pelos investimentos em prevenção”, completa o prefeito Bernardo Rossi.