Em 15 dias de trabalho, 31 ruas e servidões em 18 bairros de Petrópolis receberam a instalação de 112 novos pontos de iluminação pública. O serviço ocorreu onde já existe rede elétrica e o Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) já está preparando os materiais necessários para uma segunda etapa, com mais 76 pontos em 21 locais. Com isso, o parque de iluminação vai chegar a quase 41 mil pontos de luz.

Todo esse trabalho segue um planejamento para deixar a cidade ainda mais iluminada, que inclui a manutenção de 18.045 pontos de luz de fevereiro até o início deste mês e a instalação de 340 luminárias de LED em ruas do Centro.

“O importante, no primeiro momento, era exatamente deixa a cidade acessa. Corremos atrás do prejuízo e são mais de 18 mil pontos de luz consertados em menos de oito meses. Depois desse primeiro passo, veio a instalação do LED, que ilumina mais e gera economia para o município. E agora já estamos na terceira parte desse trabalho, levando pontos de luz a ruas e servidões que não eram atendidos, mas que tinham demandas dos moradores. Esse avanço ainda vai continuar”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

“Ampliar o parque de iluminação pública significa dar mais conforto e segurança para um maior número de pessoas, para as pessoas poderem voltar para casa depois de um dia de trabalho ou estudos com maior tranquilidade. Esse foi o objetivo desde o início do trabalho”, ressalta o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.

O serviço vem sendo feito por duas equipes da Vitorialuz, empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação pública da cidade. Até aqui, já foram atendidas localidades de Araras, Posse, Mosela, Independência, Morin, Itaipava, Meio da Serra, Pedro do Rio, Independência, Bingen, Valparaíso, Vila Felipe, São Sebastião, Duarte da Silveira, Quitandinha, Fazenda Inglesa, Castelânea e Alto da Serra.

A dona Lourdes Aparecida foi uma das pessoas que solicitou a instalação de luminárias para a Servidão Sophia Josephina Suzanna de Oliveira, na Fazenda Inglesa. Por lá foram colocados oitos pontos de luz. “Ficou muito bom, o pessoal instalou na segunda-feira (08.10) e é muito importante para gente ter essas luminárias”, afirmou.

Morador da Servidão Jorge Justen, Bingen, Celso Augusto contou que valeu a pena fazer a solicitação para a rua onde vive. “Só a rua principal, a Paulo Hervê, que tinha iluminação. Esse trabalho foi muito bom e eu só tenho a agradecer”, falou.

O senhor Silvio André Bezerra mora há apenas um ano na Rua José da Rosa Rabelo, em Itaipava, e fez o contato com o Departamento de Iluminação Pública para pedir o serviço. “Isso nos ajudou muito, porque aqui é um local que fica mais isolado, então podia ter algum tipo de vandalismo. A iluminação ajuda muito a ter mais segurança”, destacou.

Mais bairros serão atendidos com instalação de luminárias

A segunda etapa do trabalho de instalação de pontos de luz já está sendo providenciada. Esta nova fase inclui a colocação de 76 luminárias em Itamarati, Caxambu, Corrêas, Nogueira, Valparaíso, Quissamã, Centro, Carangola, Retiro, Atílio Marotti e Bonfim. Em cada local, houve estudos para estabelecer qual tipo de lâmpada deve ser instalada – elas variam de lâmpadas de 70 watts de potência, 100 watts e 150 watts.

Os materiais necessários para a instalação (cabos, braços da luminária, lâmpadas, cintas de segurança, parafusos, entre outros) já foram encomendados e o serviço vai continuar quando forem entregues. Antes desse trabalho, o parque de iluminação contava com 40.805. As duas etapas vão acrescentar mais 188 luminárias, subindo para 40.993 pontos de luz.

Moradores podem continuar pedindo manutenções

Os moradores podem continuar apresentando solicitações presencialmente, pelo telefone, pela internet e pelo celular.

O atendimento presencial ao público pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) tem novo horário. Quem procurar o setor, no Centro Administrativo – Av. Barão do Rio Branco, 2.846 (Centro) –, será atendido de segunda a quinta entre 7h e 12h e de 13h às 17h. Às sextas, os pedidos de manutenção podem ser feitos de 7h às 16h, com pausa de uma hora para o almoço a partir de 12h.

A população também pode fazer solicitações de manutenção da rede pelo telefone: 0800 024 1000 / 2246-8971 / 2233-8165. O horário do teleatendimento é de 7h às 12h40 e de 13h às 18h40, de segunda a sexta.

Outro caminho possível é fazer a solicitação pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e pelo aplicativo disponível para celulares com sistema operacional Android (Petrópolis IP) – ambos os caminhos permitem o acompanhamento da solicitação.

“Ao fazer a solicitação, o morador pode ajudar a fazer o serviço mais rápido, informando que tipo de problema ele constatou: lâmpada apagada à noite ou acesso durante o dia, lâmpada que acende e apaga, braço da luminária ou mesmo poste danificado, luminosidade ruim, cabos rompidos, entre outros. Isso facilita saber o que a equipe vai precisar, facilitando o reparo. Outra forma de ajudar é com a identificação da luminária, uma numeração que fica no poste ou na luminária e que facilita encontrar esse ponto de luz ainda mais rápido”, explica o engenheiro elétrico Leônidas Mattos, um dos responsáveis pelo Departamento de Iluminação Pública.

LED

A instalação de luminárias de LED está tornando a rede de iluminação mais eficiente. Ela ilumina até três vezes mais e consome menos energia, além de demandarem menos manutenções. A programação é de instalar 561 luminárias, o que vai gerar, apenas com esse total, uma economia de R$ 85 mil. A primeira etapa passou por 15 ruas. A próxima fase terá 17 locais atendidos.